Nesta rua do Porto passeia-se com paisagem, junto ao rio

Comer, comprar, andar de barco e escalar a ponte da Arrábida são apenas algumas das atividades que se podem fazer a partir da Rua do Ouro, situada na marginal do Porto.

A Rua do Ouro fica na marginal do Porto, pelo que percorrê-la é um prazenteiro passeio junto ao rio Douro, cujo leito de vai alargando à medida que se aproxima da foz. É um percurso que também se pode fazer dentro do elétrico da Linha 1, que por ali passa, com frequência, a chiar, partindo do Infante em direção ao Passeio Alegre, e vice-versa. E para quem quiser andar de barco, basta aproximar-se do Cais do Ouro e saltar para o ferry boat que parte com destino à Afurada.

Quanto ao nome da rua, não há certezas sobre a sua origem, mas sabe-se que a freguesia onde está inserida – Lordelo do Ouro – sempre teve ligações às lides fluviais, e que dos seus estaleiros saíram diversas embarcações nos séculos XVIII e XIX, tal como se lê no livro Passeios pelo Porto, de César Santos Silva. Segundo o autor, “em finais do século XIX, a indústria começou a instalar-se e rapidamente a freguesia se tornou numa das mais industrializadas da cidade (…)”. Hoje em dia, muita dessa indústria já não existe, mas a forte ligação da freguesia ao rio continua a resistir ao tempo.

 

 

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

The Guardian faz guia para conhecer o Porto como um local
Uma loja que é uma viagem ao passado no Porto
Novo restaurante das Laranjeiras tem feijoada saudável




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend