Lisboa: Alameda em festa para comemorar Ano Novo Chinês

Este fim de semana, de 9 a 10 de fevereiro, a Alameda D. Afonso Henriques é o palco das celebrações que marcam o Ano Novo Chinês do Porco.

Na República Popular da China as comemorações chegam a durar quinze dias, envolvendo muitos espetáculos e desfiles nas ruas, além de fogo-de-artifício. Em Lisboa, as celebrações são mais comedidas, mas mobilizam também centenas de pessoas da comunidade chinesa. A ocasião serve também para assinalar os 40 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Ao contrário das últimas edições, realizadas na Praça do Martim Moniz, este ano a celebração chinesa acontece na Alameda D. Afonso Henriques, dias 9 e 10 de fevereiro. Tudo o resto mantêm-se: muito vermelho, dança e o constante símbolo do porco, o animal do zodíaco chinês que é a imagem de 2019.

Esta sexta-feira, acontece o primeiro espetáculo, no Teatro Nacional de São Carlos com a Companhia Nacional de Ópera de Pequim. Já sábado, dia 9, um desfile com centenas de figurantes (constituídos por acrobatas, músicos e atores) parte da Igreja dos Anjos, em direção à Alameda D. Afonso Henriques, pelas 11h00. Durante todo o dia haverá ainda uma feira tradicional na Fonte Luminosa da Alameda com produtos chineses e outros espetáculos entre as 13h00 e as 16h30. No domingo, encerram as celebrações com outras performances no mesmo palco, entre as 14h00 e as 16h30. Até à mesma hora, mantém-se a feira tradicional.

Percorra a fotogaleria para ver as comemorações do ano passado.

Leia também:

10 restaurantes tradicionais chineses para ir em Lisboa
Tudo sobre o novo food court asiático do Martim Moniz
Comer com um dragão gigante no Martim Moniz




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend