Já é seguro ir ao panorâmico de Monsanto

O antigo restaurante panorâmico de Monsanto é desde o inicio do mês um miradouro oficialmente reconhecido, com horários de abertura e encerramento.

A notícia foi confirmada, este domingo, à agência Lusa por fonte da Câmara Municipal de Lisboa. A partir de agora, o observatório, construído no Parque Florestal de Monsanto em 1968 e que permite uma vista panorâmica sobre Lisboa, vai estar aberto diariamente para visitas entre as 09h00 e as 19h00 até 30 de setembro. Entre 1 de outubro e 31 de março, o acesso será feito entre as 09h00 e as 18h00. Por enquanto deverá estar a funcionar apenas ao fim de semana.

Ao longo dos anos, e apesar da degradação, o edifício foi sendo utilizado por muitos como miradouro. Prova disso são fotografias partilhadas nas redes sociais. Durante o verão, a Câmara de Lisboa realizou “trabalhos de remoção de todo o material degradado ou em risco de queda (tetos falsos, tubagens, estruturas metálicas), limpeza de entulhos, lixos e ‘graffiti’, e de colocação de gradeamentos e execução de emparedamentos por forma a possibilitar o acesso e a livre circulação de pessoas em condições de segurança”.

A 11 de julho, numa reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, o vereador da Estrutura Verde, José Sá Fernandes, em resposta ao grupo municipal do Partido Ecologista “Os Verdes”, já tinha afirmado que o restaurante panorâmico de Monsanto poderia “ser um miradouro até haver decisão para lá”, dada a vista que oferece sobre a cidade.

José Sá Fernandes apontou que isso poderia “acontecer já em agosto, com tudo limpo e seguro”, uma vez que o local iria “ser limpo por dentro e emparedado em alguns sítios” e ainda nesse mês seriam “postos uns gradeamentos”.

 

Leia também:

Provar ‘chicken and waffles’ num miradouro secreto de Lisboa
Refugiados sírios já inauguraram restaurante em Arroios
Há um bar português entre os 100 melhores do mundo



CONTEÚDO PATROCINADO