Geopark da Estrela vai ter uma grande rota pedestre e ciclável

Vale Glaciar do Zêzere (Foto: Artur Machado/Global Imagens)
A Grande Rota pedestre e ciclável do Geopark da Serra da Estrela terá 760 quilómetros e vai permitir visitar uma vasta área do território, incluindo grande parte dos seus geossítios e as sedes dos nove municípios que integram este território.

“Tendo em conta as características, quer do território quer de ambas as modalidades que se pretendem disponibilizar ao público”, ou seja, a pé ou de bicicleta, “esta Rota será desenvolvida numa lógica de visitação independente e complementar”, diz a associação Geopark Estrela em comunicado à Lusa.

A rota percorrerá trilhos de pastores, caminhos ancestrais e outros mais modernos, mas de vocação rural e florestal, passando por um mínimo de estradas asfaltadas, apesar de, mesmo neste caso, a passagem ser sempre efetuada por itinerários secundários e com tráfego reduzido.

A Grande Rota do Estrela Geopark irá intersetar ou coincidir parcialmente com as duas Grandes Rotas já existentes na região – a GR22 – Rota das Aldeias Históricas e a GR33 – Grande Rota do Zêzere – e com o traçado dos Caminhos de Santiago. Pretende-se que a rota esteja terminada em 2022.

A Associação Geopark Estrela tem sede no Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e é composta por nove municípios dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra (Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia), pelo IPG e pela Universidade da Beira Interior.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend