Há uma nova vida nesta rua do centro histórico de Setúbal

Entre o Museu do Trabalho e o mais recente restaurante luso-brasileiro há cada vez mais o que ver, comer e comprar nesta rua do centro histórico, que após anos no esquecimento ganha nova vida.

O bonito portal de pedra no topo da antiga Rua de São Sebastião remete para a ermida que lhe deu nome e que se situava no centro do atual Largo dos Defensores da República, dono de um miradouro único sobre a cidade. Foi a partir desta porta da muralha medieval, construída a partir de 1325, que a cidade se expandiu.

A renomeação da rua aconteceu mais tarde, em homenagem a António Casimiro Arronches Junqueiro (1868-1940), que ali nasceu na casa de inverno da família, e que se destacou como jornalista, poeta, dramaturgo, bibliotecário, arqueólogo e zoólogo. Estudioso da fauna e flora da região, tornou-se um dos vultos mais reconhecidos da elite setubalense.

Outrora sede da redação do trissemanário O Setubalense, que deu lugar a um hostel, hoje a Rua Arronches Junqueiro vive uma nova dinâmica de negócios, onde espaços tradicionais coexistem com restaurantes, lojas e serviços mais contemporâneos. Seja a subir ou a descer, tem-se nesta longa artéria a sensação de que a vida de bairro ainda é o que era, e sabe acolher os novos dinamizadores da baixa.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Uma rua para comer, comprar e passear no centro de Cascais
Lisboa: Há nova vida nesta rua junto à Gulbenkian
Algés: a rua que junta artes, comida e comércio tradicional




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend