Espaços verdes e jardins: o que reabre em maio em Lisboa

O Jardim da Cerca da Graça, na Calçada do Monte, foi reabilitado há poucos anos. (fotografia de Leonardo Negrão/GI)
Vários parques e jardins reabriram ao público em Lisboa, na sequência das medidas de desconfinamento. Tome nota dos lugares onde já são permitidos passeios curtos, com as devidas medidas de segurança.

Os espaços verdes do Palácio Pimenta, o Jardim Botânico de Lisboa, o Jardim Botânico Tropical e os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian são alguns dos espaços ao ar livre que voltam a estar abertos no decorrer do mês de maio, em Lisboa. Os passeios de curta duração são permitidos, desde que cumpridas normas como o afastamento social de dois metros ou o uso de máscara (opcional nos espaços abertos).

Os espaços verdes do Palácio Pimenta – um dos núcleos do Museu de Lisboa, no Campo Grande – reabriram ao público no dia 12 de maio, com horário entre as 11h e as 17h e acesso gratuito. Este é um dos vários equipamentos de Lisboa cuja reabertura foi anunciada pela Câmara Municipal no seu “plano gradual de desconfinamento”.

Soy Loco por Ti, America Palácio Pimenta Lisboa

Os jardins do Palácio Pimenta, no Campo Grande. (Fotografia: José Frade)

A 18 de maio, a autarquia lisboeta reabre também os portões da Estufa Fria – no Parque Eduardo VII – e do Jardim da Cerca da Graça (o maior espaço verde de acesso público da zona histórica de Lisboa), na Calçada do Monte. O jardim tem três miradouros, um relvado central, um parque de merendas e um pomar.

 

Jardins privados

Já no domínio privado, a Universidade de Lisboa decidiu reabrir ao usufruto público, no dia 5 de maio, o Jardim Botânico de Lisboa (JBL) e o Jardim Botânico Tropical (JBT), com novas regras de acesso. O horário passou a ser das 10h às 20h e foram suspensos os períodos em que a entrada era gratuita: domingo, no JBL e segunda-feira, no JBT.

O Jardim Botânico Tropical, em Belém. (Fotografia: DR)

Nestes dois espaços estão em vigor a “medição da temperatura corporal de todos os colaboradores e visitantes” (que terá de ser inferior a 38º para permitir a entrada); o máximo de cinco pessoas por grupo; a distância social de dois metros e “uso obrigatório de máscara no acesso à bilheteira do JBL e WC’s dos dois jardins”. O número máximo de visitantes em simultâneo é de 80 no JBL e de 120 no JBT.

Os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian reabriram também, depois de terem sido encerrados no dia 17 de março como medida de prevenção do novo coronavírus. Pode-se circular, sim, mas mantendo a medida de distanciamento social aconselhada pelas autoridades. O que também reabriu foi o Edifício da Colecção do Fundador do Museu Gulbenkian, com a exposição permanente e outra temporária.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend