Entrar a correr em 2017 com provas de São Silvestre de norte a sul

Com o aproximar das festas, chega também a temporada das corridas de São Silvestre. São às dezenas, as provas de norte a sul, que reúnem milhares de pessoas num adeus ao ano velho em passo de corrida

No último fim de semana do ano realizam-se as mais emblemáticas e antigas corridas de São Silvestre do país. É o caso da dos Olivais, a mais antiga de Lisboa, com 28 edições, e da de Braga, que este ano cumpre a 39ª edição, ambas marcadas para a noite de 30 de dezembro, respetivamente às 21h00 e às 21h30.

A mais famosa São Silvestre do calendário nacional corre-se todavia no dia seguinte, na Amadora, onde desde há 42 anos as ruas se enchem de gente para aplaudir os atletas na última noite do ano. Desde há uns anos que se realiza ao fim da tarde e não à noite, como era tradicional, mas aparte disso pouco ou nada mudou, continuando a atrair uma verdadeira multidão de corredores. Mais recente é a São Silvestre de Lisboa, uma prova iniciada apenas em 2008, mas já uma das mais concorridas em todo o país e que este ano, pela primeira vez, se vai realizar também na véspera de ano novo, mas pela manhã.

 

O primeiro trail do ano

Tendo como pano de fundo a paisagem da Serra de São Mamede, em Portalegre, o Trail dos Reis é uma das mais concorridas provas de trail running a cada início do ano. O evento volta a ser constituído por uma maratona de 42 quilómetros e um trail curto de 24 quilómetros, duas provas que marcam também, no dia 15 de janeiro, o arranque do Campeonato Nacional da Associação de Trail Running de Portugal. O programa inclui ainda uma corrida noturna para jovens dos 5 aos 17 anos, disputada na noite anterior.