Descobrir o reino maravilhoso das aves em Sagres

A vila algarvia, em Vila do Bispo, volta a receber um dos maiores eventos de turismo da natureza realizado em Portugal.

No extremo sudoeste de Portugal, a península de Sagres é um dos locais de eleição para a observação de aves, em especial no final do verão e início do outono. É nesta área, em pleno coração do Parque Natural da Costa Vicentina, que por esta altura do ano se concentram inúmeras espécies, permitindo observar as suas migrações de larga escala em direção ao sul.

As razões deste fenómeno têm a ver com a singular geografia da zona, com os vales costeiros a encaminharem as aves até este ponto, onde se juntam antes de seguir viagem. Motivos mais do que suficientes para a vila de Sagres voltar receber mais uma edição do Festival de Observação de Aves e Atividades na Natureza, um evento promovido desde 2010 pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Associação Almargem. Este ano, o maior evento de observação de aves do país tem previstas mais de 200 atividades, durante os cinco dias do festival. Além das habituais propostas relacionadas com a ornitologia, como as saídas para observação de aves em terra e no mar ou as sessões de anilhagem e de monitorização, haverá ainda minicursos temáticos, palestras, ateliês de educação ambiental, concertos e muitas outras atividades que pretendem dar a conhecer toda a riqueza paisagística da região, através de caminhadas temáticas ou visitas guiadas pelo património de Sagres.

Algumas das atividades são gratuitas e outras têm descontos para os participantes, que também podem usufruir de preços especiais nos alojamentos e restaurantes parceiros do festival, também ele responsável por uma outra migração, as das pessoas que por estes dias enchem a vila de Sagres.

Este ano o «cabeça-de-cartaz» do festival é o chasco-cinzento, uma espécie migradora fácil de observar em Sagres nesta altura do ano. Este passeriforme vem a Portugal reproduzir-se em meados de abril e fica por cá até ao fim do verão, para no outono rumar para as terras mais quentes de África.

AGENDA

Trail Amigos do Aliança, Paredes (5 de outubro)
Esta prova de trail running volta a percorrer os trilhos e caminhos rurais e florestais do concelho de Paredes. Os participantes podem escolher entes as distancias de 15 e 25 quilómetros ou então optar pela caminhada não competitiva de 8 quilómetros, para apenas passear no meio da natureza.

Viana Race, Viana do castelo (7 de outubro)
Algumas das principais artérias da cidade de Viana do Castelo vão servir de cenário para a primeira edição desta corrida noturna de obstáculos, com partida e chegada na Praça da República. O percurso terá uma extensão de cerca de 10 km e parte das receitas revertem a favor de uma instituição de solidariedade social do concelho.

Wanderlust 108, Lisboa (8 de outubro)
Pela primeira vez, Lisboa foi uma das mais de 60 cidades selecionadas para fazer parte do digressão internacional deste evento, composto por uma corrida (ou caminhada) de 5 km, uma experiência de yoga ao ar livre e uma aula de meditação, guiada por alguns dos melhores professores internacionais e nacionais. O programa inclui ainda outras atividades, bem como música, um mercado de alimentação saudável e artesanato e zona de restauração.

 



CONTEÚDO PATROCINADO