Coimbra. O “novo” Portugal dos Pequenitos reabre esta sexta-feira

Casas regionais no Portugal dos Pequenitos, em Coimbra. (Fotografia: DR)
Fechou as portas há sete meses, com o pretexto de requalificar os espaços exteriores. Reabre esta sexta-feira, pronto a fazer de novo as delícias de miúdos e graúdos, agora com uma aplicação que promete ser um guia de viagem.

Um dos espaços que povoa o imaginário de várias gerações reabre esta sexta-feira, pronto a dar continuidade às histórias que dali se contam. Em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos renasce depois das obras de melhoramento da rede de infraestruturas e intervenções de requalificação paisagista. “Este é o primeiro passo do projeto amplo, de requalificação e de expansão, de que o Portugal dos Pequenitos vai beneficiar nos próximos anos”, revela Patrícia Viegas Nascimento, presidente da Fundação Bissaya Barreto, proprietária do espaço, que em junho comemora 81 anos.

É nessa altura que se prepara para oferecer presentes a todos: ao longo do próximo mês o parque lúdico-pedagógico vai disponibilizar, de forma gratuita, “um voucher para desbloquear a APP do Parque que serve comoguia de visita, com informação de 140 pontos de interesse”. “Identificámos cada monumento e cada casinha com um QRCode, através da APP que lançámos”, conta a presidente da Fundação, que fala de “uma visita guiada, de uma forma mais
autónoma, adaptada aos tempos atuais”.

A intervenção no Portugal dos Pequenitos resulta do trabalho de dois arquitetos paisagistas, Francisco Vital Soares e Eduardo Costa Pinto. Ambos trabalharam no espaço exterior, e destacam “a praça renovada no momento de
entrada, em pedra de corte irregular reaproveitada dos pavimentos antigos, o momento inicial de visita, mas também o ‘caminho de volta’ do que consideram ser o “Novo Portugal dos Pequenitos”, em homenagem ao mentor,
Fernando Bissaya Barreto.

Entre maio e outubro, vai estar patente a exposição “Materiais e Mestrias”, repartida por quatro módulos distribuídos pelo Parque, que pretende captar a atenção dos visitantes para a mestria e génio criativo com que o arquiteto Cassiano Branco o executou, há mais de oito décadas. Aí haverá um “guia de viagem” que convida as famílias a percorrer o parque, chamando a atenção para aspetos arquitetónicos que passem despercebidos.

Mas é o mesmo Portugal dos Pequenitos que espera pelos mais novos, e pelas famílias, na verdade: um parque-jardim representativo do Património Arquitetónico de Portugal, não só no que respeita aos distintos estilos arquitetónicos, como às diversas tipologias de construção, realizadas de acordo com os diferentes fatores
geomorfológicos de cada região. “Na Casa do Alentejo, por exemplo, teremos exposições regulares com o nosso espólio”, revela Patrícia Viegas Nascimento.

“Tudo é minúsculo para nós – mas grande para as Crianças – e tudo é verdadeiro”, disse sobre o Parque o mentor, Fernando Bissaya Barreto (1886- 1974), catedrático, médico-cirurgião, uma das personalidades que mais marcou Coimbra e o país. O Portugal dos Pequenitos começou a ser construído no final dos anos 30, com a primeira fase dedicada ao conjunto de casas regionais portuguesas. A segunda e terceira fases correspondem ao espaço ilustrativo dos principais monumentos do país e à representação etnográfica e monumental dos atuais países africanos de Língua Oficial Portuguesa, como Brasil, Macau, Índia e Timor.

O espaço proporciona a miúdos e graúdos um contacto com diversos aspetos culturais da etnografia portuguesa e dos restantes países, desde o mobiliário, traje e artesanato, tudo numa escala adequada aos mais pequenos. A partir de agora é possível utilizar o sistema Blueticket, dando ao visitante a possibilidade de adquirir o bilhete de entrada online.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend