Cineconchas continua em exibição nas noites do Lumiar

O Parque das Conchas transforma-se em sala de cinema até dia 15 de julho. (Fotografia: CineConchas)
Aos poucos, o hábito de ver cinema ao ar livre está a instalar-se entre os lisboetas e são cada vez mais as opções - com o CineConchas, que neste ano entra na sua décima edição, à cabeça. Mas há vários sítios onde ver ou rever filmes recentes e clássicos em ponto grande. E o melhor: quase sempre de entrada gratuita.

Na Quinta das Conchas, no Lumiar, o écrã de 12 metros de comprimento por cinco de altura já está montado para a 10ª edição do CineConchas, o evento que leva bom cinema – e gratuito – à zona norte de Lisboa, nas noites de verão.

O ciclo já vai a meio, mas, até 15 de julho, sempre a partir das 21h45, há muito cinema para ver. Este sábado, Amigos Amigos, Telemóveis à Parte, de Paolo Genovese e amanhã, domingo, o aclamado musical La La Land: A Melodia do Amor, de Damien Chazelle. Na semana seguinte, há O Ilustre Cidadão, de Mariano Cohn e Gastón Duprat (dia 13), Lion – A Longa Estrada para Casa, de Garth Davis (dia 14) e, no último dia, termina com a animação infantil Trolls, de Mike Mitchell e Walt Dohrn.

Para garantir lugar numa das setecentas cadeiras da sala ao ar livre, o melhor é ir cedo. Quem preferir, ou não tiver lugar sentado, pode ocupar o extenso relvado do recinto, sendo aconselhável levar uma manta nas noites mais frescas.

 

Outras salas sem paredes

PARA TODOS
Parque de Monserrate, Sintra
Fins de semana de julho, vários horários
Ciclo de cinema Esplendor na Relva, com programação do cineasta João Mário Grilo.
São doze obras-primas da história do cinema, para ver no relvado de Monserrate. A maioria das exibições são noturnas e o ciclo inclui clássicos como ‘Serenata à chuva’ (8 julho), ‘Fantasia’ (14 de julho) e ‘Vertigo’ (22 de julho).

Web: parquesdesintra.pt
Entrada livre
VINTAGE

Cine Pop
Até 16 setembro, 21h30
Depois de várias sessões no Forum Lisboa (antigo cinema Roma), o Cine Pop vai passar o verão no jardim Fernando Pessa, mesmo ali ao lado. O espírito mantém-se, cinema dos anos 1970, 1980 e 1990, exceção feita a ‘Lawrence da Arábia’ (19 de agosto), de 1962. O parque tem um quiosque o espectador pode sempre trazer uma manta e fazer o seu próprio piquenique.

Web: facebook.com/cinepoplx
entrada livre

NA ESPREGUIÇADEIRA
Terraços do Carmo
Quintas, até setembro, às 20h00
O rooftop do Topo Chiado, com espreguiçadeiras e vista sobre a cidade, recebe Cine Society durante o verão. Nos Terraços do Carmo pode tomar-se uma bebida e petiscar enquanto se vê o filme, equipado com auriculares wireless. O ciclo que é uma iniciativa da dupla inglesa Phil Llic e Chris Wood, e inclui filmes de culto como ‘Trainspotting’ (13 de julho), ‘Clube de combate’ (20 de julho) ou ‘O grande Lebowski’ (10 de agosto).

Preços: 8,50/12 euros (até 31 julho/agosto)
Web: cinesociety.pt

COM MEDO
Cinemateca
Sextas e sábados, às 22h30
julho e setembro
O Cinema na Esplanada está de volta à Esplanada 39 Degraus, com clássicos da sétima arte, em que se incluem títulos do terror de Roger Corman e dos anos 1980 de John Carpenter.

Web: cinemateca.pt
Entrada livre

NO JARDINS
Amoreiras e Torel
Julho e agosto, às 21h30 e 21h00
A Freguesia de Santo António volta a organizar o Cinema de Verão com a exibição de vários filmes, nos sábados de julho no Jardim das Amoreiras e às sextas e sábados de agosto no Jardim do Torel. A lista vai sendo divulgada através da pagina de Facebook.

Web: facebook.com/freguesiasantoantoniolisboa
Entrada livre

 

Leia também:

O cinema de culto chega aos terraços de Lisboa
Cinema grátis e ao ar livre nos jardins da Gulbenkian
10 sugestões para um fim de semana saudável em Lisboa