Casa Modesta, um paraíso algarvio em plena Ria Formosa

Mesmo em frente à Ria Formosa, a Casa Modesta recupera o Algarve de antigamente, trazendo-o para o nosso tempo como se fosse de hoje. Nesta pequena unidade de Turismo Rural, o tempo é mesmo um conceito abstrato, que por vezes até parece parar, numa simbiose perfeita com o espaço.

É ao entardecer que a Casa Modesta se revela em todo o seu esplendor, com os tons alaranjados do sol-posto a refletirem-se nas águas da Ria Formosa. Situada na zona rural de Quatrim do Sul, mesmo junto à ria, esta casa de turismo rural, inaugurada o ano passado, foi recentemente eleita pelo New York Times um dos oito melhores hotéis familiares da Europa, «pelo modo como fazem os hóspedes sentir-se em casa». Mas muito mais que um mero local de alojamento, a Casa Modesta «é um projeto de memória», como o apresenta o proprietário Carlos Fernandes.

A antiga casa da família, construída pelo bisavô de Carlos, Joaquim Modesto de Brito, comerciante de marisco conhecido na vizinhança como o Campeão, foi o alicerce deste projeto de turismo rural de traços contemporâneos, composto por nove quartos (cada qual seu pátio privado), horta biológica, jardim, piscina natural e solário.

«É uma casa cheia de memórias, que não podíamos deixar morrer», diz Carlos, lembrando os tempos em que o avô ligava o rádio bem alto, para animar os mariscadores que, escassas dezenas de metros abaixo, apanhavam as amêijoas e as ostras que ele comercializava.

«Esta casa funcionava como as marés, sempre cheia de vida e foi esse o espírito que pretendemos preservar», sustenta o proprietário. Um espírito que se mantém por todos os recantos, como a antiga cisterna, hoje transformada em garrafeira, o velho forno a lenha onde ainda se coze o pão ou em pequenos detalhes, como o outrora «balde do poço», agora com funções de frappé. Ou, especialmente, no imaginativo projeto de arquitetura da autoria de Vânia Fernandes, irmã de Carlos, de traços contemporâneos mas com construção à antiga, feita com barros e pedras de Santa Catarina, cal e latão.

E porque nem só de praia vive este Algarve, nesta casa vivem-se e sentem-se as rotinas de um povo que faz da apanha da amêijoa, do amassar do pão ou da colheita e seca dos frutos um modo de vida. Regularmente, são também realizados diversos workshops – de barro, cestaria ou brinquedos de cana –, para além das já habituais sessões de showcooking, sempre com os produtos mais frescos e tradicionais da região. Carlos resume bem tudo isto: «Há quem lhe chame férias, nós chamamos-lhe cultura.»

 

Casa Modesta
Quatrim do Sul, Moncarapacho
Tel.: 964738824/289701096
Web: casamodesta.pt
Quarto duplo a partir de 120 euros por noite (inclui pequeno-almoço)