Roteiro urbano: Caminhar pelo lado mais negro do Porto

Visitas noturnas a locais da Baixa que testemunharam eventos macabros ou estão associados a lendas – eis a Porto Dark Tours. O percurso, a pé, não se pretende recheado de sustos. E até envolve humor.

Na base do roteiro com que a Porto Dark Tours dá a conhecer o lado mais sombrio da cidade está um «trabalho intenso de pesquisa», envolvendo visitas a alfarrabistas e conversas com historiadores e moradores, conta Francisco Sequeira, um dos responsáveis do projeto. É que estas visitas guiadas noturnas, a pé, pela Baixa, com paragem em vários pontos marcados por acontecimentos obscuros, têm por base factos históricos e lendas que foi preciso desenterrar.

As visitas, que decorrem há mais de um mês, realizam-se, geralmente, às sextas e sábados, pelas 21h00, com marcação prévia, podendo decorrer noutros dias, a pedido, para um mínimo de três pessoas. Depois, basta comparecer no ponto de encontro – a Praça de Gomes Teixeira, junto à Fonte dos Leões – e aguardar a chegada do guia, identificado com uma t-shirt da Porto Dark Tours.

Os guias, que vão variando, tiveram contacto com o teatro, e cada um proporciona uma experiência diferente, de acordo com o seu estilo. Se for Ângela Mota, é de esperar um registo mais cómico. «O Walking Dead já acabou; mais vale vir aqui», diz ela, antes de iniciar o percurso, que se estende por 3,5 quilómetros e apresenta baixo grau de dificuldade.

Durante quase duas horas, ouve-se falar, por exemplo, de «mártires da pátria» enforcados e decapitados, e a esse pretexto fica-se a conhecer uma lenda «um bocado Sweeney Todd», porque mistura um executor, cadáveres e um negócio de empadas. Mas nem todos os temas são tão macabros: também se abordam paixões e curiosidades arquitetónicas. O objetivo não é pregar sustos, assegura Francisco Sequeira: «Não vai haver ninguém aos gritos. Quem tiver medo do escuro, pode vir na mesma».

 

Porto Dark Tours
Tel.: 914306226
Web: facebook.com/portodarktours
Sextas e sábados, às 21h00 (com marcação prévia em www.blueticket.pt)
Preço: 9 euros

 

Leia também:

Uma pérola por descobrir a uma hora do Porto
Brasil-Bélgica: 6 restaurantes no Porto para ver o jogo
8 terraços no Porto perfeitos para receber o verão