Azores Trail Run convida a regressar ao arquipélago

Azores Trail Run Açores
Nesta edição, o programa da prova é alargado a dois dias, para corredores experientes e iniciados.
Nos 26 e 27 de maio, a ilha do Faial recebe mais uma edição do Azores Trail Run, que este ano apresenta muitas novidades.

Desde a sua primeira edição, em 2014, o Azores Trail Run tornou-se numa das provas mais importantes do calendário nacional de trail running e numa referência também a nível internacional, que atrai até à ilha do Faial centenas de praticantes das mais diversas nacionalidades.

Depois de ter conseguido colocar os Açores no mapa mundial do trail running, a organização aposta este ano em alargar ainda mais o programa de provas, que nesta edição se prolonga por dois dias, com propostas tanto para os atletas mais experientes como para quem se está a iniciar na corrida em trilhos.

A maior e mais ambiciosa novidade é a criação do Ultra Trail Rota dos Baleeiros, uma prova de 120 quilómetros e 4500 metros de desnível positivo, criada à volta do património cultural e histórico que é a caça à baleia. Neste primeiro ano, a distância estará apenas disponível para um restrito grupo de atletas convidados, de modo a avaliar a viabilidade da mesma.

Outra estreia é a do Trail das Baías, uma prova noturna de 25 km, em redor da cidade da Horta, marcada para a noite de 25 de maio, que se junta assim aos já existentes Trail da Ilha Azul (70 km), Trail Costa a Costa (48 km), Trail dos 10 Vulcões (22 km) e Trilho em Família (10km), todos a 26 – ainda no dia 25, está também marcada uma prova de quilómetro vertical, que terá como cenário a montanha do Pico.

azorestrailrun.com

Centro interpretativo do Vulcão dos Capelinhos

Inaugurado em 2008, é hoje o museu mais visitado em todo o arquipélago dos Açores. Fica situado nos pisos térreos do antigo farol, hoje totalmente soterrados pelas cinzas projetadas pelo vulcão dos Capelinhos e é composto por vários espaços visitáveis.

 

Leia também:

Açores: o segredo mais bem guardado de Portuga
Açores: Cozinha da terra para provar em Ponta Delgad
A pé, nos Açores, pela ilha das fajãs