As novas praias fluviais do Alqueva vão abrir ainda este verão [vídeo]

O Grande Lago Alqueva, no Alentejo, vai ter duas novas praias fluviais ainda este verão - uma no concelho do Alandroal e outra no concelho de Portel. Ambas já têm datas previstas de abertura ao público.

Depois de Monsaraz, de Mourão e da Amieira, é a vez do concelho do Alandroal anunciar aquela que será a nova praia fluvial do grande lago Alqueva, no Alentejo. Segundo confirmou à Evasões João Grilo, presidente da Câmara Municipal do Alandroal, as obras da nova infraestrutura deverão arrancar “até ao final do mês de março” e a previsão é que, “correndo tudo bem”, a praia possa abrir ao público “em agosto”.

A praia fluvial de Azenhas D’ El Rei vai nascer na localidade de Monte Juntos, na freguesia de Capelins – Santo António, no concelho do Alandroal. “Vai ser uma praia na linha das que já existem no Alqueva, com um conjunto de soluções e acessibilidades”, explicou o presidente. Terá restaurante-bar com esplanada, parque de estacionamento, zona de recreio para crianças, vigilância e acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

a carregar...

Vídeo: Câmara Municipal do Alandroal

A zona balnear deverá estar equipada também com estacionamento para autocarros e autocaravanas. Na água, terá uma rampa de acesso para os barcos e um ancoradouro para facilitar a prática de desportos náuticos (muito procurados na região). Outro dos atrativos será a proximidade da praia de Cheles, no lado espanhol, pelo que será uma praia “não só para os residentes, mas também para os visitantes”.

Para João Grilo, “é muito importante para as dinâmicas da região criar esta oferta lúdica, pois consolida o destino”. “Notamos que as pessoas que procuram fazer turismo no Alentejo também gostam de ter contacto com a água e o Alqueva dá essa possibilidade”. O projeto da praia fluvial de Azenhas D’ El Rei vai custar perto de 700 mil euros, 300 mil dos quais financiados pelo Turismo de Portugal.

Praia na aldeia de Alqueva prevista para o início da época balnear

O verão deverá trazer duas novas estâncias balneares ao Alqueva. Além da praia de Azenhas D’ El Rei, está em fase de ultimação a praia fluvial da aldeia de Alqueva, que deu o nome ao maior lago artificial da Europa. Segundo a Evasões apurou junto do gabinete da presidência de Portel, o traçado da praia já está concluído e falta agora montar as restantes estruturas, como o restaurante-bar de apoio e passadiços, bem como os acessos.

O local da futura praia da aldeia de Alqueva. (Fotografia: CM Portel).

A previsão de abertura, neste momento, é a data de início da época balnear, que costuma ser 15 de junho, afirmou a fonte. Situada a cerca de quilómetro e meio da aldeia de Alqueva, esta será a segunda praia fluvial do concelho de Portel e terá um areal “mais pequeno” que o da Amieira, mas “pelo menos 100 metros de praia vigiada”, segundo afirmou na altura o autarca José Manuel Grilo.

No Alqueva – um dos maiores lagos artificiais da Europa, com uma albufeira de 250 quilómetros quadrados e que abrange cinco concelhos do Alentejo – existem até ao momento três praias fluviais. A primeira abriu em Reguengos de Monsaraz, em 2017, a segunda em Mourão e a terceira na Amieira (Portel). As futuras praias, cuja posição no “ranking” depende das datas de abertura, serão as de Alqueva e Azenhas D’ El Rei.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend