As experiências ao ar livre que mais gostámos em 2018

A seleção da Evasões para os programas ao ar livre preferidos de norte a sul. Veja as imagens na galeria.

TAVIRA EQUESTRIAN TOURISM
Tavira
Da mais velha, Florença, com 30 anos, à esperta Brisa, ao alto York e ao ternurento Ramito, os treze cavalos e três póneis da Quinta da Balieira fazem as delícias da veterinária Joana Campos. É ela quem organiza os passeios a cavalo do Tavira Equestrian Tourism. O ponto de partida é esta herdade em Cabanas de Tavira, mas o percurso faz-se por pomares e pela ria, onde se pode passear dentro do mar. Sempre com a ajuda de um instrutor, que garante que qualquer pessoa consiga experimentar estes passeios de uma hora. Imprescindível para quem gosta de cavalos e natureza. O difícil vai ser não querer repetir.

PASSEIO DE MOLICEIRO
Murtosa
A t-shirt e o chapéu amarelos são a imagem de marca de José Rebelo, que, além de ser pescador, faz passeios turísticos de moliceiro na ria de Aveiro menos conhecida, fora dos canais da cidade, com partida e chegada no Cais do Bico, na Murtosa, sendo que a viagem também pode começar em Aveiro. São horas a navegar em ria aberta, num percurso belo e generoso, capaz de surpreender até quem vive na região. O barco que nos leva a pisar ilhas, a aprender sobre pesca, a ver antigos palheiros de marnotos, flamingos e outros encantos chama-se, muito adequadamente, Um sonho.

PLANALTO DA SERRA DA FREITA
Arouca
No planalto da serra da Freita torna-se fácil perceber porque lhe chamam «serra encantada». É um quadro de beleza e tranquilidade, para onde quer que se olhe, e mutável: no final do verão, o planalto apresenta-se dourado e, na primavera, a urze e a carqueja tingem-no de roxo e amarelo. Para ter uma noção mais ampla da preciosidade que é este território inserido no Arouca Geopark, Património Geológico da Humanidade, nada como subir à varanda panorâmica do Radar Meteorológico de Arouca, equipamento do Instituto Português do Mar e da Atmosfera instalado a mais de mil metros de altitude.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Arouca: há muito para descobrir para além dos passadiços
Tavira: um roteiro para viver ao sabor da maré
Os nossos bares preferidos que abriram portas em 2018




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend