Caminhadas guiadas: redescobrir o Porto à luz da Lua

Sem ruído, sem distrações, sem pressas: Quem gosta de passear durante a noite pode agora fazê-lo em caminhadas orientadas que dão a conhecer as histórias e as lendas da cidade, organizadas pela Alma At Porto.

Na tranquilidade da noite, quando os estímulos da vida citadina esmorecem, é possível conhecer a cidade sem grandes pressas. É por isso que a Alma At Porto organiza visitas guiadas por várias zonas da Invicta que fogem dos circuitos mais turísticos. Dias 10 e 11 de fevereiro, há passeio pela Foz Velha.

Orientar caminhadas durante a noite tem as suas vantagens: «Há menos ruído, menos distrações e por isso as pessoas estão mais atentas. Além do mais, é neste horário que os portuenses têm disponibilidade», explica Pedro Barros, responsável pela empresa. O objetivo das visitas foi, desde o início, cativar quem mora no Porto a aprender mais sobre a sua cidade. «Muita gente conhece os sítios mas pouco sabem sobre a sua história», considera. Entretanto, as Caminhadas Noturnas começaram a ficar conhecidas e agora, diz Pedro, «já vem muita gente de cidades próximas como Braga, Guimarães, Aveiro, Barcelos ou Póvoa do Varzim». Os turistas estrangeiros ajudam também a engrossar os grupos de visitantes.

O património urbano é o pretexto para se contar histórias. «Não nos centramos tanto na arquitetura dos edifícios. Claro que falamos deles e do seu contexto, mas não de forma exaustiva. O que nos interessa é que as pessoas fiquem a conhecer as histórias associadas aos locais», explica. Quando se passa pelo forte de São João da Foz, fala-se do tempo que Florbela Espanca passou lá com o seu marido – o militar António Guimarães. Fica-se também a conhecer, no Largo António Calém, a lenda que remete para a origem do título de «tripeiros» atribuído aos portuenses. Ambas as passagens fazem parte do percurso da Foz Velha.

As visitas duram, em média, duas horas, tempo suficiente para percorrer, com calma, 5 ou 6 quilómetros de cidade. No mês de fevereiro estão programados passeios pela Foz Velha (dias 10 e 11), desde a Cantareira ao Passeio Alegre, por «cantos e recantos» da zona histórica, que inclui percurso pelo Porto medieval (dia 17) e uma edição especial dedicada ao Carnaval (dia 24). A reserva é obrigatória.


Alma at Porto

Caminhadas noturnas guiadas das 21h30 às 00h00
Tel.: 968711970
Web: reservasalmaatporto.webnode.pt
Preço: 5 euros

Caminhadas agendadas:
10 e 11/02 – Foz Velha. Encontro: Largo Calém.
17/02 – Os Cantos e recantos do Porto. Encontro: Largo 1º de Dezembro.
24/02 – Carnaval no Porto. Encontro: Praça da Trindade.