Estendido num ponto alto da cidade, no que havia sido o jardim das Escarpas de São Nicolau, o Jardim Multissensorial das Energias tem um dos trunfos na vista sobranceira ao Sado, a que se soma uma panorâmica sobre a zona ribeirinha de Setúbal e, em pano de fundo, a Serra da Arrábida. O recinto totaliza 19 metros de desnível, dispõe de três entradas (abertas conforme o horário de verão e de inverno), e agrega 400 metros de percurso percorrido, exclusivamente, a pé, ou não se tratasse de um jardim que convida à fruição da natureza e das energias verdes.
Não fosse o barulho de um estaleiro de obras na vizinhança, entre as árvores só se ouviriam os pássaros e o sibilar do vento. Ainda assim, o jardim mantém a sua quietude, havendo quem lhe dedique horas de leitura ou contemplação. Por outro lado, há que não esquecer a sua vertente educativa, tratando-se de um projeto “único no País” no que diz respeito à “formação e sensibilização para a questões das energias renováveis e da eficiência energética”, segundo a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, que tutela o equipamento.

(Fotografia: CMS)
Ao longo do percurso serpenteante, os visitantes podem explorar estações sobre seis energias renováveis – biomassa, geotermia, oceânica, solar, hídrica e eólica -, dotadas de equipamentos que demonstram os seus princípios e aplicabilidades. Em algumas delas, como na estação da energia do mar, os visitantes podem ser parte ativa no processo. Noutros, podem aprender pela leitura e observação. Ao estimular a visão, audição, tato, olfato e paladar, o jardim torna-se uma sala de aula ao ar livre, podendo receber público escolar em visitas guiadas, mediante pedido.
Na entrada nascente do Jardim Multissensorial das Energias há ainda um pequeno jardim de plantas aromáticas, com rosmaninho, alecrim, hortelã, manjericão, coentros e orégãos, bons “para estimular os sentidos e melhorar os sabores da dieta”, lê-se num painel informativo. Toda a energia consumida pelo jardim/edifício com casas-de-banho é produzida no local, recorrendo a sete girândolas. Mais uma forma de entender como a energia é gerada a partir da natureza. O espaço foi inaugurado há sete anos, no Dia Mundial do Ambiente.

(Fotografia: CMS)
Jardim Multissensorial das Energias
Avenida Belo Horizonte, 78, Setúbal
Horário de inverno: de segunda a sexta, das 08h às 18h; e ao fim de semana, das 10h às 18h.
Horário de verão: de segunda a sexta, das 08h às 20h; e ao fim de semana, das 10h às 18h.
Encerra nos feriados.
Acesso gratuito.