À descoberta de uma das primeiras ruas pedonais do país

A Rua da Junqueira, na Póvoa de Varzim, é há muito o coração comercial da cidade. Ali, há lojas velhinhas que se misturam com novos negócios, que trazem uma lufada de ar fresco ao comércio tradicional.

As primeiras referências escritas datam do final do século XVII, mas, de cada vez que se fazem obras, há mais vestígios romanos a denunciar uma das zonas mais antigas da velhinha Villa Euracini. Começa na praça da República e termina no Largo David Alves, já muito perto da marginal e do mar. Os muitos juncos, fruto dos ribeiros que desaguavam naquela zona, dão-lhe o nome. Foi zona de comércio de peixe, depois praça de visitas da cidade, onde fervilhava a burguesia emergente e se começa a abrir lojas “porta sim, porta sim”. Hoje, continua assim: há sempre gente e vende-se de tudo.

Em 1955, deixaram de, por ali, passar carros e a Junqueira tornou-se numa das primeiras ruas pedonais do país, tudo obra do major Mota, o então presidente da Câmara, cuja estátua de bronze em tamanho real figura à entrada, do lado da Praça da República. Ali nasceram e morreram figuras locais de peso: o médico Leonardo Coimbra, o etnógrafo e jornalista Santos Graça, o historiador Cândido Landolt.

 

 

 

Leia também:

O Enseada Club da Póvoa de Varzim está de cara lavada
A praça do Porto onde se petisca à portuguesa
Jantar de olhos no palco na Casa da Música

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend