A avenida que cruza o passado e o presente em Famalicão

Entre a estação de caminhos-de-ferro e a rotunda Bernardino Machado podemos encontrar uma das mais emblemáticas artérias da cidade, onde “do que há, não falta nada”.

Há 43 anos, a que se chama agora avenida 25 de Abril foi o lugar escolhido pelos famalicenses para os festejos da revolução dos cravos. Era um lugar movimentado e, hoje em dia, ainda se faz sentir essa azáfama. Situada em pleno coração da cidade, a avenida que homenageia a liberdade vive, ela própria, em constante revolução. Foi recentemente requalificada, contando agora com muitos espaços dedicados ao comércio tradicional, à cultura e ao lazer. Parece nada faltar nesta avenida – e ir à cidade é quase obrigatoriamente passar por ela.

Ficam lá situados o centro de saúde, as escolas e as Finanças, mas também muitos negócios e serviços quotidianos como cabelereiros, pastelarias e supermercados, ourivesarias e oficinas. É também palco de espetáculos e de eventos religiosos. Tal como disse uma vez o cineasta Manoel de Oliveira, esta é uma das «ruas alegres e pitorescas da cidade».

Sobre ela, há memórias diferentes consoante as gerações, ainda que muitas delas em redor do mesmo edifício, as antigas instalações da Elétrica. Uns recordam-se do lugar onde trabalharam ou pagaram, durante anos, a sua conta da eletricidade. Outros lembram-se das noites de copos passadas com amigos ou familiares no mesmo lugar, agora com uma nova vida, um bar noturno. O passado tem lugar no presente de uma das maiores vias da cidade.


Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Há uma loja vintage para conhecer em Famalicão
Uma praça de gerações em Vila Nova de Famalicão
Um restaurante em Famalicão com comida 100% saudável




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend