World Press Photo inaugura esta sexta na Maia

O Fórum da Maia recebe mais uma vez a exposição anual do concurso internacional de fotografia. As imagens premiadas podem ser vistas até 8 de dezembro.

A reconhecida exposição de fotojornalismo anunciou os vencedores da sua 59ª edição, em fevereiro deste ano. Depois da já tradicional passagem pelo Museu da Electricidade em Lisboa, o World Press Photo desceu até ao Algarve e agora ruma a norte, ao Fórum da Maia. É aí que irão estar, a partir de sexta-feira e até 8 de dezembro, as dezenas de fotografias premiadas.

Entre estas estará o trabalho do australiano Warren Richardson, vencedor do primeiro prémio de 2016 com uma imagem que retrata dois refugiados a passar um bebé através de uma vedação de arame farpado, na fronteira entre a Sérvia e a Hungria. Em agosto de 2015, o fotojornalista australiano acompanhou um grupo de 200 refugiados durante cinco horas para captar a imagem que intitulou de «Hope For a New Life».

Também a edição deste ano conta com um trabalho nacional do fotógrafo português Mário Cruz (da agência Lusa), vencedor na categoria «Temas Contemporâneos», com um ensaio fotográfico sobre a escravatura de crianças no Senegal e na Guiné- Bissau. Mário Cruz junta-se agora à lista de outros quatro profissionais portugueses distinguidos pelo World Press Photo, na qual constam Eduardo Gageiro, Carlos Guarita, Miguel Barreira e Daniel Rodrigues.

À 59ª edição do concurso World Press Photo concorreram quase seis mil fotógrafos de 128 países, num total de mais de 82 mil imagens. Veja algumas na fotogaleria acima.

Fórum da Maia
Rua Engenheiro Duarte Pacheco, 137 (Maia)
Tel.: 229408643
De terça a domingo, das 09h00 às 22h00. De 18 de novembro a 8 de dezembro
Entrada gratuita



CONTEÚDO PATROCINADO