Na Evasões de 28 de julho: comer bem a caminho do Algarve

1. A boa mesa em redor da A2. No verão, quase todos os caminhos vão dar ao Sul. Mas mesmo quem viaja pela autoestrada precisa de uma paragem para «reabastecer». E, sabendo ao que se vai, há muitos recantos onde reconfortar o estômago a menos de 15 minutos da A2. Entre tabernas alentejanas, restaurantes mais estruturados, bancas de fruta ou mariscadas à beira da estrada, deixamos 15 moradas para quem não quer começar as férias de barriga vazia.

2. Há uma nova cave em Gaia. A Cockburn’s tem um lodge novo, que inclui museu, salas de provas, loja e, coisa rara hoje em dia, uma oficina de tanoaria que se pode visitar. Ainda há muito para aprender em torno do vinho do porto.

3. Ostras, fusão ibérica e Rui Paula em Lisboa. No verão, continuam as novidades à mesa. Entre elas, o novo projeto do Nómada, que junta ao sushi de fusão as ostras e uma vista privilegiada para o castelo de São Jorge; o Gaspaxo, um restaurante dedicado à comida «ibericana»; e a confirmação de que Rui Paula, um dos grandes chefs no Norte (e do país, sem bairrismos) vai assumir não uma mas duas cozinhas em Lisboa.

4. Vida de aldeia, na companhia do Dão. Conforto, bom gosto, águas termais e mesa farta são o mote para um roteiro pelo lado campestre dos concelhos de Nelas e Viseu, com os Moinhos de Pisão como quartel-general.

Boas evasões!



CONTEÚDO PATROCINADO