Está de volta o comboio vinhateiro entre o Porto e Tua

O comboio MiraDouro volta a fazer história naquele que é um dos mais belos trajetos ferroviários do país, com um serviço diário de passageiros entre o Porto e Tua.

A CP – Comboios de Portugal vai retomar o serviço de ligação diária entre a estação de S. Bento, no Porto, e o Tua, com uma composição de «seis charmosas carruagens» dos anos 40 e uma locomotiva dos anos 60, informou a empresa esta terça-feira, dia 27, em comunicado. As viagens vão custar 11,60 euros.

As seis carruagens, com «grande espaço interior», «janelas amplas e panorâmicas» e restauradas pela Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, do Grupo CP, vão permitir admirar de uma forma diferente as paisagens vinhateiras do Douro, classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade. O serviço foi especialmente pensado para os passageiros turísticos, mas pode ser utilizado por todos.

A tração da composição «será feita com uma locomotiva diesel dos anos 60, que mantém todas as características da sua época original», acrescenta a empresa. Já as carruagens, fabricadas pela empresa suíça Schindler, deslizaram sobre os carris da rede ferroviária nacional durante quase vinte anos entre 1949 e 1977, tendo vindo a sofrer diversas «alterações ao nível estético e comercial».

Este novo serviço, que recupera a história e ambiente deste comboio, começa no próximo dia 30 de junho e manter-se-á até ao dia 30 de setembro. As partidas de Porto São Bento fazem-se às 09h25 e a chegada à estação do Tua é às 12h28. No regresso, o comboio tem partida do Tua às 16h34 e chegada a Porto São Bento às 20h55, nos dias úteis, e às 20h30 aos sábados, domingos e feriados.

O MiraDouro terá paragens em Porto Campanhã, Régua, Pinhão e Tua, com o preço de 11,60 euros para o percurso Porto – Tua e de 9,75 euros entre Porto e Peso da Régua.

 

Leia também:

Há uma nova francesinha no Porto feita à moda antiga
Praça da Ribeira: património mundial com o Douro aos pés
Visitar o Douro vinhateiro a bordo do Comboio Presidencial




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend