A Evasões de 4 de agosto, gratuita à sexta com o DN e o JN

A capa da Evasões da edição da revista desta semana, gratuita com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Conheça os temas mais importantes.

1. Grândola, Comporta e arredores
Entre Troia e Melides corre o maior areal de Portugal, 45 quilómetros ininterruptos de praias de Bandeira Azul. Mas esse é só o principal chamariz de um território vasto onde o mar, o estuário do Sado, a serra e a planície alentejana se juntam – na geografia, no temperamento e, como não podia deixar de ser, na mesa. Por isso, ao inevitável roteiro de praias, juntamos outro de bem comer, com tascas, restaurantes de pés na areia e o novo projeto de Ljubomir Stanisic na Comporta. Nestas páginas cabe também enoturismo, património para ver em família e casas de turismo rural com toda a tranquilidade do Alentejo – e a praia a dois passos.

2. Bares de vinhos
O preconceito em relação ao consumo de vinho a copo já é praticamente coisa do passado, muito por «culpa» dos bons wine bars que têm aberto, com serviço adequado, referências menos habituais, preços razoáveis e petiscos para fazer companhia à prova. Nesta edição, damos conta de 10 moradas recentes em Lisboa e Porto.

3. Novidades à mesa
No Porto, há um novo restaurante que propõe um Japão para todos, mesmo para quem não morre de amores por sushi. E, escondido na Baixa, um café «descomplicado» com decoração vintage, sofás confortáveis e smoothie bowls. Em Lisboa, abriu um restaurante peruano no Bairro do Avillez, o grupo Sana apresentou o seu todo-em-um que inclui uma das piscinas mais cobiçadas da cidade, e o Cais do Sodré tem um restaurante italiano que, além de pizas e massas, convida a conhecer a outra cozinha italiana.



CONTEÚDO PATROCINADO