A Evasões de 27 de janeiro, gratuita à sexta com o DN e o JN

As capas da Evasões (Lisboa/Sul e Porto/Norte) da edição da revista desta semana, gratuita com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Conheça os temas mais importantes.

1. Chouriças e salpicões, alheiras, pernil, presunto. Chegam os dias frios de janeiro, o povo acende o fogo para transformar os porcos na riqueza do ano inteiro. Em semana de Feira do Fumeiro de Montalegre, uma das maiores do país, fomos perceber como o sustento dos transmontanos se tornou tesouro gastronómico.

2. Roteiros urbanos para quem se quer evadir sem sair da sua cidade, dois roteiros urbanos: na edição Porto & Norte, um passeio distante (porém, suficientemente perto) do bulício do centro pela Avenida Rodrigues de Freitas e arredores, no Bonfim. A sul, aproveitamos o fim das obras no eixo Marquês-Campo Pequeno para redescobrir o Eixo Central de Lisboa.

3. Em tempos poiso de escritores, poetas e reis, o Sardoal é hoje um recanto semiesquecido a norte de Abrantes. Porém, é tudo menos parente pobre da cidade vizinha: a pé ou de carro, há muito para desbravar nesta terra fiel à sua tradição. Moinhos, paisagem, cozinha fervida, artesanato e um copo de vinho: é tempo de conhecer o Sardoal.

4. Entre passeios e outras evasões, esta semana descobrimos também: em Lisboa, uma padaria à antiga em Alcântara, o novo restaurante italiano de Tanka Sapkota (e as suas massas frescas prontas a levar) e um hotel-miradouro a estrear no Príncipe Real; no Porto, sushi combinado com peixe na grelha no Largo do Ouro, um bar na Baixa com produção própria de cerveja e um precioso winebar para saborear o pôr do sol na Sé.



CONTEÚDO PATROCINADO