A Evasões de 23 de setembro, gratuita à sexta com o DN e o JN

Evasões de 23 de setembro, dedicada a Viseu
As capas da Evasões (Lisboa/Sul e Porto/Norte) da edição da revista desta semana, gratuita com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Esta é uma edição especial totalmente dedicada a Viseu. Conheça os temas mais importantes

1. A classificação data de 2007 (e foi renovada em 2012), mas colou-se-lhe como um rótulo e não despega com o passar do tempo: segundo um estudo da Deco, Viseu é a cidade portuguesa com melhor qualidade de vida. E, volvidos nove anos, as coisas não parecem ter mudado nesse capítulo. Pegámos no tema com um ângulo que nos interessa a todos – a boa vida, que não é senão um sinal de qualidade de vida – e preparámos uma revista dedicada, na sua quase totalidade, a Viseu.

Na Evasões, sabemos bem que a urbanidade não é um exclusivo das grandes cidades. Um pouco por todo o lado, há pessoas a lançar negócios criativos e ideias inovadoras, e Viseu não é exceção. Ou até é, pela positiva: da cultura à tecnologia, da animação turística à alta-cozinha, encontrámos um número considerável de pessoas que estão a mudar a cara da cidade. Em jeito de amostra representativa, escolhemos sete pessoas, sete projetos que vieram dar novo fôlego a Viseu.

2. Os vinhos e a comida, parte integrante da identidade da região, não podiam ser deixados de parte. Falamos dos novos restaurantes da cidade. O nosso crítico de vinhos apresenta uma colheita criteriosa de tintos touriga nacional, uma das castas-emblema da região. E, por falar em vinhos, damos conta de um crescente orgulho local pelo Dão, com uma série de casas locais apostadas em dar-lhe o pedestal merecido, entre restaurantes, tabernas, winebars ou garrafeiras. Debruçamo-nos ainda sobre as origens da receita à lagareiro – e enumeramos um punhado de restaurantes viseenses onde esta é trabalhada de forma exemplar.

3) Por último, evadimo-nos. Seja numa nova guesthouse no centro da cidade, num hotel rural nos seus arredores, ou numa aldeia de granito que está a renascer, entre o Dão e o Mondego, refúgios não nos faltaram. Esta semana, rumamos todos a Viseu. Boas evasões!



CONTEÚDO PATROCINADO