A Evasões de 21 de julho: edição especial Ponte de Lima

A capa da Evasões da edição da revista desta semana, gratuita com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Conheça os temas mais importantes desta edição inteiramente dedicada a Ponte de Lima.

1. Dormir em casas com tradição
Ponte de Lima é o berço do turismo de habitação do país, com muitos dos seus solares e paços das antigas famílias fidalgas do Alto Minho a servirem agora de alojamentos carismáticos e singulares, nos quais ficar é por si só uma experiência memorável. Fomos conhecer alguns desses poisos com brasões no portão, alguns deles totalmente restaurados, outros excecionalmente preservados e outros que se revestiram de alguma contemporaneidade. Em todos eles, encontrámos histórias, espaços preciosos e também enoturismo.

2. Vinhos e comida, felicidade à mesa
Esta é a terra de um casamento de mesa muito feliz: os rojões com arroz de sarrabulho. Mais do que um prato, é uma questão de honra para as famílias que gerem os restaurantes tradicionais limianos, onde fomos procurar histórias e segredos. Sugerimos algumas das melhores mesas para comer este emblema gastronómico do concelho, à boleia de um ensaio do crítico Fernando Melo sobre as origens e a evolução da receita. Para acompanhar, uma sugestão dos vinhos da sub-região do Lima, os mais frescos de entre os verdes. Falamos ainda dos novos restaurantes da vila, e de um regresso que promete: na aldeia de Estorãos, duas jovens trouxeram de volta a sidra artesanal tal como a faziam os camponeses limianos.

3. Vinhos e comida, felicidade à mesa
Nesta edição, dois roteiros sobre duas faces de Ponte de Lima. Uma viagem a pé pelos segredos e lendas do centro histórico, um lugar riquíssimo de artes, património e histórias. E uma sugestão de fim de semana na Serra D’Arga, em cuja encosta encontramos um spa com uma vista arrebatadora.

 

Leia também:

Em Ponte de Lima há um bar onde se bebe sob guarda-chuvas
Ponte de Lima: uma vila antiga com novidades para contar
Na próxima semana, a Evasões muda-se para Ponte de Lima



CONTEÚDO PATROCINADO