A Evasões de 07 de outubro, gratuita à sexta com o DN e o JN

Capa da Evasões de 7 de setembro
As capas da Evasões (Lisboa/Sul e Porto/Norte) da edição da revista desta semana, gratuita com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Conheça os temas mais importantes.

1 – A internacionalização da comida e a reposição da gastronomia como moda e tendência, trouxe para a linguagem corrente uma série de novas palavras. Elas são nomes de ingredientes, de pratos ou de técnicas de cozinha, algumas de outros países outras bem nossas, mas de uso pouco comum. ; Nesta edição, reunimos alguns desses nomes da nova cozinha num glossário que os descodifica, indicando também alguns lugares onde alguns chefs apostam em ingredientes invulgares. Para que a próxima ida ao restaurante “de fusão” não seja uma confusão.

2 – A rua do Almada, no Porto, está a mexer. Foi a primeira rua da cidade a ser construída fora da muralha fernandina, ganhou reputação pelas lojas de ferragens onde acorria todo o Porto e arredores e agora ganha novas lojas, restaurantes, bares e alojamentos, ligados ao design e à comida do mundo, mantendo também alguns dos seus antigos espaços de tradição e aconchego. Nesta edição, fazemos um roteiro sobre esta nova vida do Almada.

3 – No fim-de-semana em que decorre a 8ª edição do festival literário Escritaria, sugerimos passá-lo em Penafiel, cidade românica, com um dos melhores museus do país – e onde o que se vê no museu ainda se pode sentir na pele, em passeatas pelos arredores. É um roteiro entre a aldeia de xisto de Quintandona, um turismo rural que nasceu por saudades, broa de milho a sair do forno e encontro com livros na cidade, nesta edição que homenageia a escritora Alice Vieira.



CONTEÚDO PATROCINADO