O turismo rural entre as vinhas e bosques de Ponte de Lima

Nas antigas casas das famílias nobres do Alto Minho, algumas delas há tantos séculos quantos os da nação, tem-se instalado uma oferta ímpar de hotelaria em espaço de habitação.

Quando a família de Pedro Araújo comprou a Quinta do Ameal tinha como objetivo «fazer os melhores vinhos brancos» do país. «Vendemos a Ramos Pinto, no Douro, que era do meu bisavô e compramos esta quinta no início dos anos 90», explica Pedro Araújo, à frente do projeto, que, desde 2015, engloba turismo de habitação.

O seu pai começou a plantar as vinhas nesta quinta que remonta ao início do século XVIII – a primeira em 1992 – alisando o terreno que antes era em socalcos e tendo-o tornado numa «folha de vinha», só com a casta loureiro. O cuidado com os vinhedos é grande, até porque «para se produzir grandes vinhos é preciso ter excelente matéria-prima», diz Pedro, acrescentando que o trabalho para os seus vinhos está mais na vinha (a viticultura é toda biológica) do que na adega. Os primeiros vinhos foram engarrafados em 1999 e desde então que têm sido premiados cá em Portugal e fora de portas.

O turismo de habitação veio mais tarde. As antigas casas dos caseiros e do dono estavam degradadas e Pedro aproveitou os fundos comunitários para o desenvolvimento do turismo rural e recuperou-as, com projeto do arquiteto Francisco Mourão. A Quinta abriu-se a hóspedes há dois anos. Pode optar-se suites em duas casas: Entre Bambus e Vinhas tem duas suites e a Casa Grande mais três e uma sala de provas, onde também se serve o pequeno almoço. À volta das casas, o sossego é grande e pode passar-se horas entre a piscina resguardada onde se houve o correr do rio, no laranjal, pelas vinhas ou pela floresta de oito hectares com pinheiros, carvalhos, nogueiras e castanheiros.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Quinta do Ameal, Refóios do Lima, Ponte do Lima
Telefone
258947172
Custo
(€€) Desde 230 euros (duas pessoas. Inclui pequeno almoço, visita à quinta e prova de vinhos).


GPS
Latitude : 41.7872278
Longitude : -8.52088219999996

 

Leia também:

Dormir numa aldeia com vista para a Serra d’Arga
Uma casa no campo com jardins históricos em Ponte de Lima
Carmo’s, o primeiro hotel de cinco estrelas em Ponte de Lima



CONTEÚDO PATROCINADO