Porto: Ficar na Ribeira como em casa

“Feels like home - A sua Casa no Porto” é o lema de The House Ribeira Hotel, um pequeno-grande hotel numa das zonas mais castiças da Invicta e que tem como ambição ser o primeiro de muitos.

Depois da Baixa, é chegada a vez e a hora da Ribeira. Cada vez mais procurado por turistas nacionais e internacionais, o Porto faz mira à sua zona mais castiça, mas que carecia de uma infraestrutura de lazer à altura da demanda. Entre as novidades, que são muitas, conta-se a abertura de The House Ribeira Hotel. Numa zona tão antiga da cidade, é claro que o seu edifício (dois, na verdade) já teve outras vidas, sendo ainda muitos os que se recordam de ver aqui o Balleteatro.

À Sonae Hotels chegou a proposta praticamente pronta, com projeto hoteleiro, mas foram precisos 900 mil euros para o equipar, decorar e tornar conforme ao pretendido: um quatro estrelas, informal, prático e urbano que se encaixasse na oferta da Ribeira. Com outras duas unidades maiores no Porto, ao grupo interessa agora sobretudo expandir-se através de hotéis menores e com um investimento mais reduzido, daí que simplificar tenha sido a palavra de ordem.

Nas áreas comuns, todas centradas no piso térreo, criaram uma estrutura que permite a uma equipa pequena e polivalente dar conta da receção e do bar, havendo igualmente uma sala de estar que faz as vezes de cantina onde é servido o pequeno-almoço — pago à parte. Enquanto hotel são apenas obrigados a providenciar esta primeira refeição e a ter room service, pelo que não há restauração. Os responsáveis pela ideia acreditam ter encontrado um modelo de negócio facilmente replicável em outras partes do país e que atende os propósitos de uma clientela essencialmente composta por casais entre os 30 e 50 anos, na sua maioria estrangeiros, que viajam ao Porto a lazer e cuja estada média é de três dias.

Os detalhes, como o painel de Pedro Vaz numa alusão à paisagem do Alto Douro ou os quadros de outros artistas nacionais, a par de algumas relíquias como o relógio de parede na entrada, conferem estilo e fazem uma ponte para os quartos, num total de 56, que estão organizados por três tonalidades diferentes. A questão do aproveitamento, do espaço e dos recursos, estende-se às acomodações, confortáveis e funcionais mas sem lugar para o supérfluo — não há minibares, por exemplo, mas, em compensação, as águas são por conta da casa.

 

The House Ribeira Porto Hotel
Rua do Infante D. Henrique, 26 (Ribeira), Porto
Tel.: 220119006
shotels.pt/thehouse
Quarto Duplo a partir de 139 euros em regime de alojamento (mais 10 euros para pequeno-almoço)

 



CONTEÚDO PATROCINADO