Parque Ponte Maria Pia: um espaço verde a descobrir em Gaia

Junto à Ponte do Infante, em Vila Nova de Gaia, há um parque verde onde se pode descansar a olhar o Douro e agora também praticar skate e fazer ginástica em aparelhos. E identificar alguns pontos do panorama.

O parque não é novo, abriu em 2013, mas continua desconhecido para muitos e está cheio de novidades, como os aparelhos de ginástica e o ‘halfpipe’ para andar de skate. Este parque da Ponte Maria Pia – Fitness Park é uma pérola em meio urbano, com cerca de um hectare de área (o equivalente a um campo de futebol) junto à ponte do Infante, com zonas relvadas, quase cem árvores, entre elas carvalhos e macieiras-de-jardim, mesas e bancos cobertos, estacionamento para bicicletas, parque infantil e, desde o final do ano passado, equipamentos desportivos.

É espaço amplo que permite fazer ginástica com o apoio dos seus oito novos aparelhos, fazer caminhadas ou piqueniques, jogando xadrez à escala humana ou contemplar a vista panorâmica, decifrando aquilo que se avista com a ajuda de um leitor de paisagem. Sempre com uma belíssima vista sobre o Porto, e sobre a ponte Maria Pia, um projeto de Gustavo Eiffel, que serviu para travessia ferroviária e funcionou bem além daquilo que se esperava, entre 1877 e 1991.

O parque verde nasceu depois de, entre 2011 e 2012, se ter tapado uma profunda trincheira por onde passava a linha de caminho-de-ferro, entre os terrenos do Quartel da Serra do Pilar e da antiga fábrica da CUF. E foi o que permitiu construir, à superfície, este este parque de recreio e desporto.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Alameda Serra do Pilar, Gaia
Horário
Das 10h00 às 19h00 (horário de verão); das 09h00 às 16h00 (horário de inverno)
Custo
() Entrada livre.


Info
Parque urbano
GPS
Latitude : 41.1361004
Longitude : -8.60446760000002

 



CONTEÚDO PATROCINADO