O novo restaurante do Yeatman. Sem estrelas, mas com preço mais acessível

O Orangerie é uma espécie de restaurante do The Yeatman para todos. Nesta sala maior, serve-se a mesma cozinha mediterrânica com atrevimento, com a mesma aposta nos vinhos, mas com um conceito mais simples a chamar grupos e famílias.

O chef é o mesmo – Ricar­do Costa -, a equipa na cozinha também, por isso quem for ao Oran­gerie vai provar comida feita pe­las mesmas mãos do restauran­te gastronómico, que soma a soma a segunda estrela Michelin no Guia Vermelho de 2017, anunciado esta quarta-feira, tornando-se assim o primeiro restaurante do Norte a conseguir a proeza.

Todavia, neste segundo res­taurante que o The Yeatman abriu no ampliado jardim de in­verno do andar de baixo, man­tém-se o princípio do restauran­te gastronómico, mas apelando à frequência mais quotidiana, aos grupos e às famílias, com uma carta mais simples… e ou­tros preços.

O restaurante vínico «estrela­do» serve, apenas ao jantar, três menus de degustação (entre 100 e 135 euros). Já o Orangerie ser­ve um menu de almoço (entrada, dois pratos, sobremesa) com pre­ço base de 45 euros e tem sempre opção à carta. Todavia, confor­me explica o chef Ricardo Costa tornar uma refeição no The Yeatman mais acessível ao pú­blico não significa que se perca a essência da sua cozinha.

«Aqui pretendemos servir co­mida portuguesa, mediterrânica, com produto nacional. O menu de almoço tem uma linha semelhan­te ao restaurante gastronómico e aproveitamos para experimentar alguns pratos», refere o chef.

Há entradas como saladas com pe­ra-abacate, burrata com pão cro­cante de tomate, carpaccios e bolinhos de bacalhau. Nos pratos principais, o chef destaca a cal­deirada de peixe-galo ou o coste­letão de boi nacional assado com batata e pimento padrón.

E porque a escolha de vinho no The Yeatman não é um ato secundário, a juntar à carta ba­se, com 83 referências, foi criada uma carta com apenas 16 vinhos, todos eles premiados no Decanter World Wine Awards, em cujo júri participa Beatriz Machado, a di­retora de vinhos do hotel. Os pre­ços vão dos 5 aos 40 euros, a co­po, sendo também possível optar pela experiência de três vinhos a copo (por 20 euros). Para brin­dar, por exemplo, à soberba vista sobre o Douro


Orangerie
. Hotel The Yeatman, Rua do Choupelo. Web: the-yeatman-hotel.com Tel: 220133100. Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h00, fim de semana só jantar. Preço: 45 euros /menu de almoço, 65 euros à carta (sem vinhos).



CONTEÚDO PATROCINADO