Jardim das Mães: a guesthouse de charme num antigo casarão

Mesmo no centro da cidade de Viseu, um casarão antigo foi resgatado da degradação por um casal que recusou fazer o mais fácil – demolir e fazer de novo – criando uma guesthouse com apartamentos de charme.

Era uma casa senhorial e devoluta no centro histórico de Viseu, mesmo em frente ao Jardim das Mães, de onde se começa a subir para a Sé. Estava de tal forma maltratada que quando Maria João Melo e Joel Faria se apaixonaram pela ideia de ali criar uma Guest House, a solução que se lhes apresentava era extrema.

«O edifício estava tão degradado que, quando pegamos nele, parecia que a opção era demolir tudo por dentro e deixar a fachada», conta Maria João. Em boa hora o casal de engenheiros civis, que tinha já um negócio na sua área e também na decoração de interiores (as empresas Be Solution e Be Design, ali em Viseu), escolheu o caminho mais difícil – manter tudo o que se aproveitava do interior. E expandir o negócio para uma área que, ao implicar reconstrução e interiores, tem tudo a ver com o que sabem fazer.

E é por essa razão que a Loft Guesthouse Jardim das Mães tem a bonita escadaria de madeira que tem, paredes forradas a tijolo burro (uma raridade em Viseu), e ainda, no último piso, um pedaço dos tabiques antigos recuperados e à vista. Salvou-se metade do velho soalho de madeira. Nos apartamentos, há ainda paredes em pedra e entra-se para eles pelas velhas portas de madeira, restauradas.

Foi imenso e minucioso o trabalho de restauro e Maria João consegue contar, numa história de suor e esforço, como surgiu cada canto.

O que se vê, porém, é um prédio encantador e simples, pontuado por móveis antigos, nos quais os hóspedes podem escolher garrafas de vinho do Dão para comprar, produzidas em quintas nas proximidades.

Esta casa, com nove apartamentos, dois deles em arrendamento permanente, inaugurou um conceito de hotelaria em Viseu – é uma guesthouse, sim, mas todos os seus sete apartamentos (espaços únicos mas com uma divisão clara entre zona de dormir, de estar e cozinhas totalmente equipadas) funcionam de forma independente, ficando os hóspedes com total autonomia.

Lá dentro, há móveis antigos em contraste com as cozinhas modernas, muita luz dos janelões que chegam ao teto do pé direito alto e silêncio, apesar de se estar bem no centro de Viseu, ao lado do Rossio. «O nosso conceito é fazer com que as pessoas se sintam como em cada delas, não há receção nem zonas comuns». Mas há uma receção, sim, a calorosa receção de Teresa, que deixa mesmo a sensação de se estar a chegar a casa.

 

Loft Guesthouse Jardim das Mães
Rua Soar de Cima, 41, Viseu
Tel: 919664126/966144878
Web: bemyguest.com.pt
Preço: apartamento a partir de 50 euros (sem pequeno-almoço)

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.



CONTEÚDO PATROCINADO