A Evasões de 02 de Setembro

Entramos na reta final do verão, mas sem voltar costas aos prazeres da vida. Dando bom eco à notícia de que Portugal é um dos países mais amigáveis do mundo, falemos de simpatia. De sítios onde somos recebidos como convidados, onde nos sentamos e sentimos como se estivéssemos em casa.

Partindo de uma tríade essencial de boa comida, serviço informal e relação de proximidade com o «taberneiro», o jornalista de comida e vinhos Fernando Melo traça um mapa das tascas melhoradas entre Braga e Ferragudo. «Sítios mágicos», chama-lhes, onde há pratos de assinatura, técnicas de vanguarda, mas também um forte lado de hospitalidade.

Ainda sobre casas de portas abertas, o fotojornalista João Nauman fez-se à estrada na lezíria, percorrendo a EN118 entre Samora Correia e Alpiarça. E descobriu, de caminho, a história do vinho e as vinhas com história de quatro casas emblemáticas do Ribatejo.

De copo cheio, o assunto do vinho prolonga-se ao Douro. E ao vinho do porto, à margem das comemorações dos 260 anos da instituição da região demarcada mais antiga do mundo. O nosso crítico de vinhos apresenta os estilos, explica as variações e propõe uma seleção tão ampla quanto democrática de rubies e tawnies que importa mesmo provar.

E, enquanto é verão, a Evasões desta semana revela o novo Pestana Alvor Praia, no Algarve, propõe um passeio de fim de semana entre o Douro e o Tâmega e desenha um roteiro porta-a-porta na Rua Faria de Guimarães, no Porto.

Boas evasões!



CONTEÚDO PATROCINADO