Uma casa com charme e alegria para ficar em Viseu

No espaço de um ano, Margarida e Paulo abriram dois restaurantes e guardam mais uns quantos projetos na manga. De permeio, abriram uma casa de alojamento local com sete quartos onde conforto e atenção ao hóspede são palavras de ordem.

Margarida Cardoso e Paulo Almeida conheciam por dentro o mundo da hotelaria. Afinal, foi a trabalhar num grande grupo hoteleiro que se conheceram. Até que se cansaram das coisas em ponto grande. Abriram, primeiro, há coisa de um ano, um restaurante petisqueiro e acolhedor, o Mesa d’Alegria, à beira do centro histórico de Viseu. Em meados de abril, com o mesmo bom humor e naturalidade, o par enérgico não só tomou conta da emblemática Casa dos Queijos como abriu também uma casa de alojamento local, mesmo por cima do restaurante primogénito. Chamaram-lhe Charme & Alegria.

Os dois apartamentos – um por piso – deste prédio do início dos anos 1930 foram transformados em cinco quartos e duas suites. Espaçosos ainda assim, luminosos, confortáveis, sem adulterar a fisionomia da construção – em particular no vão das escadas, mantidas em madeira (aliás, mesmo nos quartos, os soalhos de tábua são os originais). Nos corredores, a decoração remete, sem cair na insistência, para o mundo do vinho – tanto que cada quarto tem o nome de uma casta -, combinada com aparadores antigos pintados de cores fortes e painéis de mosaico hidráulico. E bicicletas, a lembrar que as há à disposição dos hóspedes, ou não fossem os proprietários adeptos das duas rodas. Dos passeios em geral, aliás: uma das atenções que guardam para os hóspedes são as voltas pela cidade num Fiat 124 ou numa carrinha Mini, ambos de 1970.

No topo do prédio, há um terraço, que, a tempo do dias mais quentes, prometem Margarida e Paulo, será transformado numa esplanada com bar de apoio, em articulação com o Mesa d’Alegria. E o pequeno-almoço, escusado será dizer, é servido no restaurante da casa (mas também há disponibilidade para ser trazido ao quarto), havendo também a possibilidade de incluir as refeições no valor da estada. Como num grande hotel, mas com todo o charme e informalidade de um sítio pequeno. E com muita alegria.

A Mesa d’Alegria
Ao almoço, comida de todos os dias. Ao jantar, uma carta com mais de trinta petiscos, bem como alguns pratos de especialidade. E o melhor é que o restaurante fica no mesmo prédio: basta descer as escadas e já se está à mesa.

Leia também:
A renovada Casa dos Queijos reabre portas em Viseu
Viriatos, cupcakes e outros doces para descobrir (e provar) em Viseu
Que Viso Eu? é a nova loja de Viseu com produtos locais

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua da Vitória, 25, Viseu
Telefone
232400765
Custo
(€) Quarto duplo a partir de 46 euros por noite (inclui pequeno-almoço)


GPS
Latitude : 40.6566114
Longitude : -7.913046099999974


CONTEÚDO PATROCINADO