Casa de Anquião: golfe entre 400 anos de memórias

O solar que pertenceu aos condes de Aurora é um dos turismos rurais de referência em Ponte de Lima.

Este solar que pertenceu aos Conde de Aurora, importante família de Ponte de Lima, funciona agora como casa de turismo rural, com campo de golfe incluído. A Casa de Anquião tem uma história de quatro séculos, embora nas últimas décadas, antes de ser adquirida por António Victor Silva, tenha entrado em degradação. Há 30 anos, o solar foi posto à venda pelos descendentes do conde.

António – que é de Ponte de Lima e se tornou bem sucedido nos negócios (está à frente da cadeia de hoteis Axis) – aproveitou a oportunidade. Precisava de mais terreno para o campo de golfe que estava a instalar no terreno ao lado que já era seu, com 90 hectares. «Dava para fazer o campo de golfe mas ficava muito atrofiado», explica. António Silva não teve dúvidas. Acrescentou 27 hectares à outra propriedade e ficou com uma casa para recuperar. A reabilitação foi sendo feita aos poucos.

Em quatro anos, o projeto do engenheiro Abreu Lima tornou o edifício que estava em muito mau estado numa casa rural simples e confortável, que mantem um ar de antiguidade. Nas obras, manteve-se o traço original do solar. Só houve uma alteração significativa. A antiga casa dos caseiros, que estava um pouco afastada da principal foi ligada por um corredor à sala desta. E é aí que se encontram os três quartos para alugar. Há mais dois apartamentos independentes perto da piscina, com kitchenette, quarto e sala.

Mantendo a elegância e sobriedade do solar original, a Casa de Anquião está recheada com antiguidades escolhidas por Victor e Isabel Sordo, sua mulher. Armários antigos, armas decorativas e uma placa de madeira esculpida onde se conta a história da casa são alguns dos elementos a destacar. Cá fora, é a envolvência de uma paisagem diversificada – entre floresta, campos cultivados, piscina e campo de golfe – que encanta.

O Santo francês
Conta-se que durante terceira invasão francesa, o exército do general Junot entrou pelo Minho e foi ocupar a Casa de Anquião, sendo por isso que na capela está uma figura de São Luís, o rei Luís IX que governou França no século XIII e que foi santificado.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Quinta de Pias, Fornelos, Ponte de Lima
Telefone
258900250
Custo
() a partir de 75 euros (duas pessoas com pequeno almoço)


GPS
Latitude : 41.7502349
Longitude : -8.57327280000004


CONTEÚDO PATROCINADO