A competição Tall Ships está em Lisboa

O maior evento náutico do país está de volta à capital. Durante quatro dias, de 22 a 25 de julho e por mais de um quilómetro de cais, alguns dos maiores veleiros do mundo vão tornar ainda mais bonita a cidade.

Faz agora 60 anos que foi organizada a primeira regata Tall Ships, com a participação de 12 veleiros, hoje são 60, num total de mais de cinco mil tripulantes. O início deu-se em tempos difícéis para os veleiros que, com as guerras e a generalização dos motores de propulção, estavam mais esquecidos. Esta e outras regatas foram uma forma importante de divulgar a vela e manter verdadeiros museus de mar alto.

A competição começou a 7 de julho em Antuérpia, Bélgica e terminará a 14 de Agosto na Coruña, passando por Lisboa e Cádiz. A última Tall Ships, em 2012 juntou em Lisboa mais de 640 mil visitantes. Com entrada pelo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, junto a Santa Apolónia o cais, até ao Terreiro do Paço está aberto gratuitamente ao público que pode ver de perto, e em alguns casos entrar.

Todos os veleiros Classe A e Classe B (os maiores) podem ser visitados, gratuitamente e sem necessidade de inscrição. O Passeio dos 7 Mares estará dividido por zonas que recebem concertos, workshops, exposições, demonstrações desportivas e atividades em que o público pode participar como, baptismos de mergulho, escalada, simulador de marinha ou passeios de helicóptero.
A não perder – o desfile das tripulações no sábado, às 16h00 e 18h00, o fogo de artíficio no domingo às 22h00 e para terminar na segunda-feira, às 15h00 o Desfile Náutico no Tejo.

O que é um Tall ship?

Um navio monocasco de comprimento de linha d’água superior a 9,14m. Este Grandes Veleiros são classificados em quatro categorias, que resumidamente são: Classe A – navios de velas quadradas (Barca, Lugre-Patacho, Brigue, Patacho); Classe B – embarcações tradicionais (Chalupa de um mastro, Chalupas, Ioles, e Escunas); Classe C – Embarcações Modernas (Bermudan sloops, Chalupas, Ioles e Escunas); Classe D – Embarcações Modernas (Bermudan sloops, Chalupas, Ioles e Escunas) de maior dimensão.

 

The Tall Ships Race Lisboa
22 a 25 de julho
Santa Apolónia
Horário: das 10h00 às 01h00, excepto dia 25 que termina às 18h00
web:tallshipslisboa.com



CONTEÚDO PATROCINADO