Aprender mezinhas caseiras num workshop na Quinta do Arneiro

Um dia em Mafra para aprender a usar os medicamentos que a natureza nos dá para tratar pequenos males de forma sustentável e biológica.

No jardim podem estar guardados os melhores segredos para tratar constipações, dores de garganta, tratar cólicas dos bebés, cicatrizar feridas, ou tratar da beleza das mãos ou dos lábios. São estes segredos, das «mezinhas» caseiras que Fernanda Botelho vai ajudar a descobrir no workshop «Jardim Farmácia», na Quinta do Arneiro, Azueira, em Mafra.

Usando os seus conhecimentos sobre ervas e especiarias vai ensinar receitas práticas, fáceis e úteis que todos podem fazer em casa. Durante um dia, que inclui almoço e visita à quinta, será possível descobrir plantas e árvores medicinais e ficar a conhecer formas de fazer óleos macerados, vegetais, essenciais, cremes, bálsamos e unguentos.

A oficina acontece na bonita Quinta do Arneiro, na família de Luísa Almeida, então regressada do Brasil, desde 1967. Durante décadas dedicou-se a um dos produtos mais emblemáticos da região Oeste – a pêra rocha, mas a partir de 2007 começou a apostar numa forma diferente de fazer agricultura – biológica.

Hoje a Quinta tem uma mercearia própria (a que pode aceder online), entrega cabazes semanalmente, fornece lojas, escolas e restaurantes, produz mel, compotas ou molhos e organiza alguns eventos anuais como a sopa da pedra que acontece a 8 de dezembro, com uma ementa de inverno, cozinhada à fogueira. Quem estiver interessado deve pensar fazer já a inscrição porque esgota.

Um Jardim Farmácia
20 de novembro
Horário: Das 10h30 às 17h30
Tel.:912982220 / 261961219.
Preço: 55 euros (inclui materiais, almoço e visita guiada à quinta)
Inscrição: aquinta@quintadoarneiro.com

Quinta do Arneiro
Azueira, Mafra
web.quintadoarneiro.pt



CONTEÚDO PATROCINADO