Brinquedos à moda antiga

Pai e filho criam peças artesanais que estimulam a imaginação e são feitas para durar toda a vida.

Alfredo Gandra é o pai, Helder é o filho e são os dois operários de brinquedos feitos à moda antiga, desenhados por eles e inteiramente produzidos pelos dois, com as ferramentas tradicionais da marcenaria, em São Pedro da Cova, Gondomar. Da Oficina do Alfredo – porque o filho Helder, que lhe deu o nome, quis honrar o pai, seu mestre no ofício da arte madeireira – saem brinquedos para todos os gostos e idades, feitos a partir de madeira, alguma dela reaproveitada de outros usos, desenhados para durar, e pintados com tintas de água.

Entre os cerca de vinte modelos, há carrinhos de fórmula 1, de polícia e de bombeiros, camiões de carga e basculantes de vários tamanhos, elétricos amarelos, crocodilos articulados e patinhos para as crianças mais novas, dois modelos de aviões, um helicóptero, piões e ainda um robô articulado chamado Asimov, inventado por Hélder, e batizado em honra do escritor de ficção científica Isaac Asimov. Na página do Facebook, podem-se ir vendo todos os brinquedos a nascer.

Uma das novidades da Oficina do Alfredo é um cavalinho de madeira, sendo cada modelo único e totalmente personalizável – como, aliás, os outros brinquedos, que podem levar cores e as inscrições a pedido. «Os brinquedos também devem servir para formar o caráter e estimular a imaginação, por isso fazemos desenhos simples e deixamos os brinquedos com acabamentos básicos, para que as crianças sintam o toque e o cheiro natural da madeira ou então possam pintar os seus brinquedos», diz Helder. Vendem-se em feiras de artesanato no Porto, em algumas lojas  (como nos Armazéns Castelo, nos Clérigos) ou através do facebook. E como a ideia é criar brinquedos que durem toda a vida e passem de pais para filhos, a Oficina do Alfredo dá garantia vitalícia (e tem, na Trindade, no Porto, um centro de recolha de brinquedos para consertar).

 

Oficina do Alfredo
Armazéns Castelo (Rua das Carmelitas, 166, Porto)
Web: facebook.com/oficinadoalfredo
Preço: Cavalinho: 80 euros; outros brinquedos a partir de 5 euros

 

 

 



CONTEÚDO PATROCINADO