Uma mão cheia de livros para as crianças lerem nas férias

Não faltam livros fresquinhos acabados de sair nos últimos meses, com imagens coloridas, para ler este verão. (Fotografia: DR)
Férias é sinónimo de mais tempo em família, quer em quantidade, quer em qualidade. Um bom pretexto para pais e filhos partilharem atividades e gostos, como o da leitura.

Rio Acima
A argentina Vanina Starkoff, licenciada em Design Gráfico pela Universidade de Buenos Aires, assina o colorido livro, onde as ilustrações vibrantes falam por si. As cores fortes da capa – amarelo, verde, azul e vermelho – acompanham as restantes páginas, em que o protagonista é o leitor, numa travessia pelo rio acima. Uma metáfora ilustrada sobre o ritmo da vida e a busca da felicidade, como sendo uma viagem do rio em direção ao mar.
Editora Orfeu Negro
Texto e ilustrações de Vanina Starkoff
Preço: 12 euros

É Assim a Ditadura
É uma das quatro obras que faz parte da coleção Livros Para o Amanhã, publicada originalmente entre 1977 e 1978 em Barcelona, após a morte de Franco. Uma advertência para os perigos da ditadura, num momento em que a Europa (Portugal incluído) atravessava um período de transição, após o fim de alguns regimes ditatoriais. A história é agora recuperada pela Orfeu Negro.
Editora Orfeu Negro
Texto de Equipo Plantel e ilustrações de Mikel Casal
Preço: 12,60 euros

Porque Tem a Arte Tanta Gente Nua?
As quase 100 páginas respondem a muito mais do que a interrogação que dá título à obra. Arte abstrata, surrealismo, cubismo, técnica, paisagens, retrato, artistas e obras são apresentadas numa linguagem descomplicada e divertida. Uma boa escolha para ler em família, já que as respostas prometem responder não só às dúvidas dos mais pequenos, como dos adultos pela forma simples como são explicadas. «Porque Tem a Arte Tanta Gente Nua?» é assinada pela britânica Susie Hodge, especialista em história de arte e com mais de 100 obras publicadas.
Editora Bizâncio
Texto de Susie Hodge, ilustrações de Claire Goble
Preço: 15 euros

Gaston
As ilustrações pinceladas são de Christian Robinson, realizador de animação, que já colaborou com os estúdios de animação Pixar e a série Rua Sésamo. As imagens acompanham a história de duas famílias caninas, a Buldogue e a Caniche, que se cruzam um certo dia no parque e percebem que houve uma troca de um dos elementos. Aprender a aceitar as diferenças é um dos valores que a premiada autora norte-americana explora na narrativa de Gaston.
Editora Orfeu Negro
Texto de Kelly Dipucchio e ilustrações de Christian Robinson
Preço: 14,50 euros

O Livro com Sono
Indicado para crianças dos dois aos três anos, o livro de capa azul pode ser uma ajuda para os progenitores, no momento de adormecer os pequenos. Através de texto e uma imagem simples, permite aos mais novos interagir com o próprio livro. A obra é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura do Ministério de Educação.
Editora Editora Bizâncio
Texto de Cédric Ramadier e ilustrações de Vincent Bourgeau
Preço: 11,90 euros

A Cidade dos Animais
Paisagens e cores exóticas são o cenário do livro de Joan Negrescolor, autor de obras infantis e ilustrador de jogos. Através de imagens vivas, conta a história de Nina, uma menina que gosta de se aventurar pela cidade selvagem, onde já conhece os trilhos, a floresta e os animais, que gostam de ouvir as suas histórias.
Editora Orfeu Negro
Texto e ilustrações de Joan Negrescolor e Instituto Ramon Llul
Preço: 14,50 euros

 

Leia também:

11 sítios para pôr as crianças a provar novas comidas
Cinema ao ar livre e outras diversões para as crianças
Cinema, exposições e atividades para as crianças estas férias



CONTEÚDO PATROCINADO