Há visitas guiadas gratuitas para conhecer a lota de Sesimbra por dentro

Durante o verão, há visitas guiadas à lota, gratuitas, duas vezes por semana, para que todos possam conhecer o percurso do pescado desde o mar até à mesa.

O espadarte é amplamente considerado o símbolo de Sesimbra e a história dessa associação remonta aos anos de 1950, altura em que a pesca desportiva da espécie atraía pescadores de todo o mundo – deu inclusive nome ao primeiro hotel da marginal. Esse Hotel Espadarte já não existe, mas a pesca na região continua viva até aos dias de hoje, com a lota de cidade a ser considerada como uma das mais importantes e antigas do país.

Durante o verão, e até 15 de setembro, é possível percorrer a lota de Sesimbra em duas visitas guiadas por semana, gratuitas, para ver de perto os peixes a chegar do mar. E não só. Numa iniciativa da câmara municipal, com apoio da Docapesca, pode visitar-se a lota durante a tarde, a partir das 16h00, e ficar-se a saber como funciona por dentro, desde a chegada do pescado capturado até chegar ao consumidor final.

Além do espadarte, é possível ver de perto outras espécies representativas da pesca local como pescada, peixe-espada preto, cherne ou sardinha e acompanhar algumas técnicas que os pescadores utilizam que não são conhecidas pela maioria das pessoas.

A ação está integrada no projeto Sesimbra é Peixe, que, como o próprio nome indica, visa promover uma das atividades mais emblemáticas da terra. As visitas realizam-se às terças e quintas-feiras, a partir das 16h00, mediante inscrição prévia no posto de turismo da vila. No resto do ano, depois de setembro, as visitas não acabam, mas realizam-se apenas nas primeiras terceiras terça-feiras de cada mês.

 

Visitas Guiadas à lota de Sesimbra
Terças e quintas, às 16h00.
Inscrições no posto de turismo, Fortaleza de Santiago e Rua da Fortaleza
Tel:932456098/ 937405904
Gratuito



CONTEÚDO PATROCINADO