Há duas novas livrarias em Lisboa para crianças

livrarias-infantis
No espaço de um mês, a capital ganhou duas novas livrarias infantis e uma biblioteca onde as crianças também têm direito a um cantinho só delas, com muitas atividades à mistura. Afinal, o velhinho livro continua a fazer bater corações de todos os tamanhos.

O dia internacional do livro infantil até pode ser celebrado em abril, mas em Lisboa foi novembro que marcou as agendas dos mais pequenos amantes de literatura. Em menos de 30 dias, a capital viu surgir três novas moradas onde livros e crianças são os protagonistas de descobertas felizes.

A mais recente pertence à nova Biblioteca de Marvila, inaugurada no dia 27 do mês passado. Composta por dois edifícios (um deles construído de raiz), num bairro “com uma população extremamente jovem”, a biblioteca de 2600m2 tem como epicentro o antigo lagar de azeite da Quinta das Fontes, preservando a memória ao mesmo tempo que traz inovação para a vizinhança. Para os mais novos, foram reservados vários espaços, incluindo salas para bebés e crianças, onde ; além de leituras se promovem várias atividades ao longo do ano. Exemplo disso são as sessões (gratuitas) Nota a Nota, para crianças entre os 6 meses e os 4 anos, onde a música, a expressão e o movimento se juntam para proporcionar momentos de partilha, interação e criatividade em família. A próxima decorre já no dia 17, em diferentes horários consoante a idade, e a participação depende apenas da inscrição prévia.

Já em Campo de Ourique, coube à Orfeu Negro abrir a mais nova livraria nesta zona da cidade. Chamada BAOBÁ, “esta casa, com nome de árvore, é um abrigo de histórias e de memórias, reserva de vida para todos aqueles que cruzam a sua porta”, explicam os responsáveis. Na prática, trata-se de uma livraria dedicada ao universo do livro ilustrado, com um foco muito especial na literatura infanto-juvenil, onde para além de todo o catálogo da Orfeu Negro se encontram títulos de outras editoras, como a Pato Lógico, a Tcharan ou a Planeta Tangerina, entre outros nomes. Ao contrário da livraria pop up que a editora tinha aberto em 2014, e que funcionou durante apenas 2 meses, a BAOBÁ terá portas abertas durante todo o ano, propondo não só descobertas em forma de livro mas também várias atividades e eventos para todos, como oficinas, horas do conto, exposições, concertos e vários espetáculos, que podem decorrer nos vários espaços da livraria, como o terraço ou a sala de histórias. Na agenda deste mês, por exemplo, há sessão de contos para todas as idades, dia 10, uma oficina de impressão, dia 17, e um lanche muito especial, com livros, chá e bolinhos, no dia 19 – sempre com início marcado para as 16h00.

Atividades também não faltam na It’s a Book, livraria-oficina infantil inaugurada mês passado no bairro dos Anjos. O projeto, da autoria de António Alves, mestre em escultura com experiência na docência de programas do ensino artístico para jovens e crianças, “surgiu de uma junção de vários interesses: a literatura, as edições de autor, as artes plásticas e o mundo infantil”, explica Joana Silva, parte da equipa responsável. Aos livros infantis de editores nacionais e internacionais, que se destacam “pelas suas qualidades, conceptuais, artísticas e didáticas”, juntam-se obras de editoras independentes e edições de autor, num mundo pensado para seduzir leitores “dos 0 aos 100 anos”. Para além de livros, as oficinas são uma das grandes apostas da It’s a Book, sempre com o objetivo de explorar as potencialidades deste objeto: “Serão oficinas de fazer, onde as crianças irão produzir. Além da nossa própria programação semanal, iremos convidar artistas plásticos, designers, ilustradores, escritores, e desafiá-los a pensar numa oficina tendo como ponto de partida um dos livros da nossa seleção”. Os preços médios destas oficinas, cuja agenda será atualizada na página de facebook da livraria, rondarão os 6 euros. O livro está morto? Lisboa parece discordar e os leitores de todas as idades, claro, agradecem.

BAOBÁ
Rua Tomás da Anunciação, 26 B, Campo de Ourique.
Web: facebook.com/baobalivraria
De terça a sábado, das 10h00 às 19h30 (aberta também no dia 18 de dezembro, domingo)

It’s a Book
Rua Forno do Tijolo, nº30-A, Lisboa.
Web: facebook.com/livrariaitsabook
De quarta a domingo, das 13h00 às 19h30 (fins de semana das 12h00 às 18h00)



CONTEÚDO PATROCINADO