Cascais: Uma escola onde se pode surfar dos 0 aos 80 anos

A Portugal Surf Academia nasceu em 2000, na Praia Grande, em Sintra, mas entretanto chegou também ao areal de Carcavelos. Aos fins de semana há aulas para todas as idades.

«Até pode começar aos 60», conta Pedro (Pecas) Monteiro, um dos sócios,  juntamente com João  (Massas) Macedo, da Portugal Surf Academia. O importante é não desistir à primeira (não, não vai pôr-se em pé logo na primeira aula) e não achar que é demasiado difícil e que nunca vai chegar lá. É claro que uma boa preparação física ajuda, mas o mais importante é coordenação motora e mobilidade e técnica, mais do que força.

A escola foi criada em 2000 na Praia Grande (Sintra) por João Macedo no regresso de um intercâmbio universitário na Austrália, onde completou o curso de treinador. Hoje para além da praia de Sintra, nos meses de verão, estão também em Carcavelos, todo ano.

Nesta altura do ano os dias de semana são essencialmente dedicados aos mais novos, com ateliês de férias, mas aos fins de semana há aulas para todas as idades e níveis. Há pacotes de cinco aulas (mini-curso) e dez aulas (curso) onde se aprendem as técnicas-base, posições, equilíbrio e alguma «teoria» importante sobre o material, o mar, os ventos e perigos a ter em conta como os agueiros – porque há muito a aprender até ao take-off (ficar de pé).

A prática tornará o movimento mais fácil, para poder então passar para os primeiros drops (descer a onda). A escola segue o Método 7, criado pelo seu fundador e que pode ser aplicado à iniciação, ao aperfeiçoamento e competição.

O que é o Método 7?
A metodologia desenvolvida pela Academia baseia-se na aprendizagem de sete manobras para atingir um surf avançado: CurvasS, Bottom-Turn, RoundHouse Cutback, Floater, Snap, Aereo e Tubo. Em livro: «Ser Surfista – Manual de Iniciação e Alta Performance», com a participação de Nic Von Rupp, Garret McNamara e Tiago Pires

Aulas
Seguro e equipamento (prancha e fato) incluídos
Mini-curso (5 aulas): 110 euros
Curso (10 aulas): 190 euros
Web: surfacademia.com

 

Outras Escolas

Arrifana Surf School & Camp
Na praia da Arrifana, de Março a Outubro. Tem aulas, alugar de material e cursos de surf de 1,2,3 ou mais dias. No inverno depende das condições do mar. A funcionar de modo independe há a
Surf House com alojamento
Aulas: 3 dias, desde 135 euros; 4 dias desde 180 euros ; 5 dias desde 200 euros
Web: arrifanasurfschool.com

Surfing Figueira
A escola na praia do Cabedelo tem aulas avulsas e pacotes de surf e de paddle surf com níveis adaptados a inciados e avançados, de verão e de inverno.
Cabedelo (Figueira da Foz)
Rua do Cabedelo, São Pedro
Aulas: avulsa: 30 euros; e aulas: 105 euros
Inclui todo o material
web:surfingfigueira.com

Surfaventura
Há mais de dez anos sediada em Matosinhos, a escola Surfaventura ensina surf, bodyboard, stand-up-paddle e windsurf a miúdos e graúdos. Especialmente para adultos, a escola tem duas aulas de surf por dia, com duração de uma hora, à semana (às 12h00 e às 16h00) e aos fins-de-semana (11h30 e 16h00). Todo o material necessário é fornecido pela escola.
Av. General Norton de Matos, 379, Matosinhos
Aulas: avulso: 20 euros; privadas: 30 euros
Grupo de 3, 5, 7 e 10: 50 euros, 75 euros, 100 euros e 130 euros
Web: surfaventura.com



CONTEÚDO PATROCINADO