Brincar em Lisboa à moda antiga

Pateo dos Pequeninos
Brincadeiras à moda antiga no Páteo Alfacinha/ D.R.
O Páteo Alfacinha, na Ajuda, criou um Páteo dos Pequeninos que ensina e mostra aos mais novos como brincavam os seus avós.

Numa Lisboa à antiga, as crianças são convidadas a viajar no tempo e descobrir as brincadeiras, hábitos e personagens que compõem a identidade da cidade. Saltar à macaca ou à corda, jogar ao pião, caminhar sobre andas ou fazer pão como manda a tradição: há um recanto em Lisboa onde tudo isto ainda é possível. Chama-se Páteo dos Pequeninos e nasceu no início deste ano, inserido no Páteo Alfacinha, na Ajuda.

O espaço, definido como uma vila-retrato da Lisboa do antigamente, pretende dar a conhecer aos mais novos a vida no tempo dos seus bisavós, numa espécie de homenagem às tradições e costumes alfacinhas. Mais que um museu, é um projeto para mexer, brincar, dançar, explorar e meter as mãos na massa – literalmente.

Na padaria antiga, por exemplo, é possível amassar o pão, levá-lo a cozer no forno a lenha e provar o resultado no final. Trabalhar o barro, visitar uma barbearia tradicional, descobrir os velhinhos jogos de tabuleiro, brincar com fotografias antigas ou conhecer a Casa da Mariquinhas são outras das possibilidades oferecidas num cenário que recria na perfeição a Lisboa das décadas de 20 a 50.

Nem os habitantes tradicionais faltam à história, com a presença da Maria Lavadeira a deslumbrar os mini visitantes com as suas histórias e lenga-lengas. Disponível para visitas todas as manhãs de segunda a quinta-feira, sob marcação, o Páteo está aberto tanto a escolas como a famílias, com um preço de 7,50 euros por criança.

Páteo Alfacinha
Rua do Guarda Joias, 44
Tel.: 213642171
web: pateoalfacinha.com



CONTEÚDO PATROCINADO