Todos os caminhos vão dar à Senhora d’Agonia

Romaria da Senhora da Agonia em Viana do Castelo
Quando chegamos ao mês de agosto, de norte a sul de Portugal enfeitam-se ruas de flores, preparam-se os andores dos Santos e terminam-se os preparativos das festas que, em algumas localidades, são esperadas todo o ano.

De tradição religiosa, as celebrações que se multiplicam um pouco por todo o país levam (e)migrantes de regresso à terra natal e também, curiosos e turistas de várias origens, credos e línguas.

Viana do Castelo, conhecida como uma das mais belas cidades do norte, vigiada pelo Santuário de Santa Luzia e ponto de encontro do rio Lima com o Oceano Atlântico, recebe no mês de agosto uma das mais impressionantes celebrações religiosas portuguesas: a Romaria de Nossa Senhora da Agonia. É nesta festa que se encontram muitas das tradições minhotas à volta do culto da padroeira da cidade – trata-se não só de um evento religioso como também de uma celebração que honra a cultura de Viana do Castelo e das cidades dos arredores. Os momentos altos e mais procurados desta festa são o cortejo histórico-etnográfico, a Procissão ao Mar, o fogo de artifício e a serenata.

Este ano, a Romaria de Nossa Senhora da Agonia decorre nos dias 17, 18, 19 e 20 de agosto. Nesta altura, a afluência à cidade é enorme, sendo que transitar de automóvel se torna complicado. Assim, a melhor opção para uma viagem até Viana do Castelo será o comboio: a estação ferroviária fica no centro e apresenta-se desde logo como um cartão de visita da cidade, pois foi conservada como um apeadeiro típico, num edifício belíssimo datado do século XIX.

Viva as tradições, a cultura e a gastronomia minhota.

Todos os anos, a CP Comboios Portugal é uma das principais parceiras da Romaria de Nossa Senhora da Agonia, organizada pela Viana Festas, garantindo uma série de reforços e comboios especiais para fazer face a este aumento da procura. Assim, nos dias 19 e 20 de agosto a CP oferece um comboio de horário especial que parte da estação de Nine pelas 13h58 e chega a Viana do Castelo às 14h56, com paragens em Barcelos, Tamel, Barroselas, Darque, entre outras. A 20 e 21 de agosto, o regresso da cidade da Romaria pode ser feito de madrugada, por transporte ferroviário, com partida marcada para a 1h15 de Viana do Castelo e chegada pelas 2h13 a Nine.

Viajar de comboio até à Romaria de Nossa Senhora da Agonia será assim a melhor opção para chegar a Viana do Castelo sem preocupações sobre onde estacionar o carro e a que horas será mais conveniente fazer-se à estrada para chegar a tempo das festividades, sem o problema do trânsito.

CP. SEMPRE EM MOVIMENTO.



CONTEÚDO PATROCINADO