Nesta mercearia da Bempostinha cheira a uma Lisboa antiga

Junto ao Campo Mártires da Pátria renasceu uma antiga mercearia, que espalhou o seu perfume pelo bairro. Culpa das ervas aromáticas, para infusões e temperos, que o freguês pode misturar neste Logradouro e levar para casa. Ou comer no local, com os petiscos aromatizados.

Na Rua da Bempostinha, houve em tempos uma mercearia com o mes­mo nome. Pertencia ao senhor José Agostinho, funcio­nou cem anos e estava encerra­da há dez, quando Carla Lopes e Nuno Awouters a descobriram este verão. Ela, designer, ele, fo­tógrafo, há muito que tinham o sonho de abrir um espaço que lhes permitisse dar soluções às suas preocupações ambientais. Onde a comunidade se sentisse em casa, os chás e infusões pu­dessem ser feitos à medida do cliente e as ervas aromáticas pe­sadas a granel.

A ideia estava, portanto, plan­tada. Era difícil defini-la. Ora ve­jamos: uma mercearia de ervas aromáticas, que as utiliza tam­bém nos petiscos servidos na sua cafetaria. Um espaço onde se encontram licores, especia­rias, azeite, vinagre e até baga­ço aromatizados. Uma casa com uma agenda cultural ativa, onde já se fez pintura, workshops de vinhos, exposições de gravura, e se ouviu um trio de jazz a tocar. Carla e Nuno ficaram com «Lo­gradouro». «A definição assenta­va-nos que nem uma luva. Queremos ser um local da comuni­dade da terra», conta o fotógrafo.

E já o são. A doçaria vem pra­ticamente da vizinhança: quer os bolos de Isabel Batata-Doce, do restaurante com o mesmo no­me, quer as bolachas de amen­doim, as areias e os scones de ou­tros das proximidades. Os petis­cos, como o salmão fumado com aneto e o queijo de cabra com poejos e doce de abóbora, são to­dos feitos pela casa. Até o café de grão Negrita, vendido na mercea­ria nos tempos do senhor Agosti­nho, é moído no Logradouro. Dos tempos antigos, ficam as pare­des rústicas em rosa desbotado, o chão de mosaico, o mobiliário e o som do vinil. Verdade seja di­ta, charme não lhe falta.

LOGRADOURO
Rua da Bempostinha, 22 (Campo Mártires da Pátria)
Tel.: 934075275
Web: facebook.com/o.logradouro.

Das 10h00 às 23h00. Encerra domingo.



CONTEÚDO PATROCINADO