Uma esplanada surpresa no Porto

A merceria O Pretinho do Japão, quase a fazer 70 anos, transformou o quintal das traseiras numa cafetaria com um espaço verde que não se adivinha de fora

É costume os quarteirões mais antigos do Porto, como este da rua do Bonjardim, terem no seu interior jardins surpreendentes. O que pode ser de espantar é a mercearia fina O Pretinho do Japão ter decidido tornar o seu grande quintal  numa bonita esplanada apenas agora, quando está a chegar aos 70 anos de existência, a cumprir no próximo ano.

Fernanda Maia, que tomou conta da antiga casa com o marido, Jorge Rodrigues, há pouco tempo, explica que para eles foi também uma descoberta o espaço que encontraram debaixo de muito mato.

Nesse quintal, cujo tamanho não se adivinha de todo quando se chega ao fundo da mercearia, está agora seguramente uma das mais agradáveis esplanadas da Baixa do Porto. Do bulício da Baixa, quase nada se ouve naquele espaço com uma grande área de relva, várias árvores a dar sombra, entre elas um alto e antigo pinheiro, que convida a conversar e a levar crianças.

Uma estrutura de madeira alberga o bar e uma esplanada coberta e, ao lado, há ainda algumas mesas ao ar livre. Nos muros de pedra que se revelaram na limpeza, há algumas obras de arte rústica da colecção de Jorge e, à entrada, passa-se por um pequeno jardim de aromáticas.

No horário de funcionamento da mercearia (e com intenção de o alargar no futuro), servem-se ali o café da e ainda tudo o que se vende na mercearia: vinhos, cervejas artesanais, conservas, chás e ainda empadas, tostas e doces, feitos ali. Há ainda gelados e sumos naturais. Fernanda e Jorge tomaram conta d´O Pretinho do Japão há pouco tempo, depois de muitos anos como clientes.

Em dezembro do ano passado, fizeram uma remodelação que aprimorou tanto o espaço interior, dando-lhe mais elegância e delicadeza, como a oferta de mercearia fina. Manteve-se a tradição do bacalhau e do bom café moído na hora, e apostou-se nos frutos desidratados e secos, assim como na selecção das marcas de vinhos, cervejas, chás e infusões, conversas, e outros artigos.

Numa comprida sala interior, uma mesa é agora lugar de oficinas que vão sendo anunciadas no facebook, como comida saudável e provas de vinhos.

 

O Pretinho do Japão
Rua do Bonjardim, 496 A (Baixa), Porto
Tel: 222007185. Facebook: opretinhodojapao.porto. Horário: Das 09h30 às 19h00, sábado até às 13h00, encerra domingo.



CONTEÚDO PATROCINADO