Um restaurante-terraço escondido em Miragaia com vista panorâmica

O Torreão é uma joia escondida, pela comida, pela vista do terraço e ainda pela história do seu edifício.

A cozinha é «tradicional portuguesa, sofisticada, mas despretenciosa, e bem empratada, o preço médio e os produtos de qualidade», enquanto nos vinhos a aposta é no Douro e nos Vinhos Verdes e em «pequenos e médios produtores», com referências a «preços simpáticos», resume Luísa Neves, um dos rostos do Torreão. Com morada no número 37 da rua das Virtudes, este restaurante ocupa um antigo cubelo da muralha defensiva do Porto construída no século XIV.

Foi transformado e ampliado cinco séculos mais tarde e abriga agora um restaurante no âmbito de um projeto de formação de sem-abrigo nas áreas da restauração e da hotelaria da SAOM – Serviços de Assistência Organizações de Maria.

 

A voluntária do “Dar Sentido à Vida” e gerente do restaurante inaugurado este verão explica que o Torreão surge como mais uma forma de financiar aquele projeto social. Quem entra no restaurante não imagina que o mesmo ganhou forma com recursos limitados, que «a mão-de-obra foi basicamente interna» ou que o tema da decoração nasceu de um acaso – encontraram uma primeira grade de ferro num site de classificados e a partir daí as grades de ferro marcaram outros recantos, tendo mesmo inspirado o logótipo do Torreão. Jogando com esses elementos, candeeiros, talheres e outros pormenores seguem tons acobreados, que contrastam com o azul dos confortáveis cadeirões e de alguns apontamentos decorativos.

A carta abre com tapas, que podem ser pedidas como entrada mas também fazem perfeitamente uma refeição: costelinhas de porco preto em vinha de alhos, tripas à moda do Porto, bacalhau em crosta de broa e ovos escalfados com ervilhas, por exemplo. Depois, e estas são novidades de inverno já, há folhado de caça com puré de maçã, coroa de borrego com cuscuz e uvas-passas, risotto de tamboril e gambas e espetada de atum marinado com ananás. «A carta não é extensa mas é tudo fresco. E, não, aqui não há doses pequeninas, em nada», elucida Luísa.

Ao almoço há menu executivo por 12 euros. Do terraço – onde ao jantar o serviço disponível se resume a dois pratos quentes, previamente selecionados pelo chef Carlos Correia –, a panorâmica alcança desde a ponte da Arrábida até às torres da Sé e é possível observar outro cubelo da muralha fernandina. Um pretexto para viajar no tempo e ver as vistas…

Torreão
Rua das Virtudes, 37 (Clérigos), Porto.
Tel: 919471037.
Web: torreao.pt
De segunda a quinta, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h00; sexta e sábado, até às 23h30; fecha domingo.
Preço médio: 25 euros



CONTEÚDO PATROCINADO