Há um novo restaurante de ramens no Porto

O RO é um restaurante de ramens, ou seja, caldos de noodles, e outros pratos de inspiração japonesa de que os chefs João Pupo Lameiras e Francisco Bonneville gostam.

O RO – iniciais de «ra­mens e outros» – abriu em novembro e aposta no prato de origem chi­nesa que terá chegado ao Japão no início da I Guerra Mundial. Os okonomiyaki – espécie de panqueca – e os gelados soft de sabores exóticos são outros chamarizes.
Os chefs João Pupo Lameiras e Francisco Bonneville conhecem‑se dos tempos em que ambos trabalhavam na Casa de Pas­to da Palmeira – o RO tem ain­da um terceiro sócio, o empre­sário José Pedro Sottomayor – e em 2016 rumaram a Tóquio, para conhecer o que descrevem co­mo sendo «uma cozinha de con­forto». A viagem deu para perceberem que podiam fazer o que quisessem.

O novo espaço da Baixa do Porto não tem «a típica carta de ramens que se encontraria no Japão», tem os tais okonomiyaki misturados com os ramens, tem poucas entradas e tem maze­mens (ramens sem caldo), ex­plica João. O tradicional prato le­va noodles e um caldo duplo, que junta uma base de frango e por­co ao dashi, caldo feito à base de algas, atum seco e cogumelos shiitake.

Os primeiros ramens da carta levam o mesmo caldo, muda o ta­re (sabor): cachaço de porco, ovo, ceboleto, bimi (entre os brócolos e a couve chinesa) e nori; fran­go, ovo, ceboleto, nori e milho; cachaço de porco, porco picado, sésamo, chili, ovo, ceboleto e no­ri. Há ainda um ramen vegeta­riano e os tais ramens sem caldo, de carne e de gambas. Para beber, há ro hai, uma bebida típica de base alcoólica e sabor a fruta, e sangria de saquê.

O espaço, projetado por Mar­ta Pupo e Pedro Cruz, parece exí­guo visto da rua, mas tem vários recantos onde cabem 60 pesso­as. Os ramens comem‑se rápi­do e o serviço faz por ser expedi­do – é uma boa sugestão também para o almoço, com menus a 12,5 e 13 euros –, mas no RO não se ser­ve fast food. Garante João Pupo Lameiras que «há muito carinho, cuidado e trabalho na preparação da comida».

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend