Tavira: Restaurante Noélia ainda é o que sempre foi

Haverá poucos restaurantes algarvios com a fama da Noélia. Chefs conceituados, portugueses anónimos, turistas estrangeiros, toda a gente parece ter uma história com esta casa – que, em modo oficial, se chama Noélia & Jerónimo.

Recomenda-se a amigos, elogia-se a frescura dos produtos e qualidade da comida, sobretudo o peixe, e, aconteça o que acontecer, ninguém quer passar um verão no Sul sem lá ir picar o ponto. Mesmo sabendo que é quase certo encontrar fila; mesmo se o serviço não tem fama de ser o mais rápido do mundo. (Mas é sabido que na restauração algarvia, durante a época alta, o serviço pode ser um problema.)

Será apenas uma moda? Será que a fama lhe tem retirado alguma qualidade? Não e não. Se é moda, já dura há coisa de uma década. E a qualidade da comida, essa, continua a fazer vista grossa aos elogios. É verdade que Noélia (dona e chef da casa) é cada vez mais requisitada para outras paragens. No final de 2014, levou as suas criações até ao hotel Tivoli, em Lisboa. Mas é no espaço de sempre que continua a cozinhar a sua história.

Os inconfundíveis polvo com batata doce, arroz de limão com robalo e amêijoas, uns simples biqueirões fritos ou os mais recentes ceviches de Vieira e salmorejo com muxama de atum, este último recriando uma sopa fria espanhola. Cozinha (aparentemente) simples, com um ligeiro toque de modernidade, mas sem perder a essência algarvia.


Restaurante Noélia

Rua da Fortaleza, Edifício Cabanas Mar, loja 6, Cabanas
de Tavira
Tel.: 281370649
Encerra à quarta
Preço médio: 25 euros



CONTEÚDO PATROCINADO