Sushi Del Mar a uns passos da baía de Cascais

A loiça é de madeira, o peixe é do mercado de Cascais e o sushiman do Brasil. Desde agosto que estes ingredientes se conjugam num restaurante do Mercado da Vila.

Haverá melhor do que a proximidade restaurante-mercado de peixe para um sushiman? André Oliveira sabe do privilégio que tem e aproveita a oportunidade diariamente. Todos os dias desce um lanço de escadas para ver «qual o peixe mais bonito das bancas» do Mercado da Vila, em Cascais. «Pregado, garoupa, robalo, carapau, vieiras, camarão…trabalho com todos. Mas escolho sempre o melhor do dia para o Sushi Del Mar», conta.

É por esse motivo que algumas das opções da ementa não trazem designado o tipo de peixe. O importante é que seja fresco e de qualidade, factores que aprendeu a avaliar durante uma primeira formação de sushi no estado do Paraná, Brasil, em 2003. Filho de cozinheiros, o paulista seguiu a linha familiar e mudou-se para Portugal no ano seguinte, para trabalhar no Origami Sushi Bar, no Príncipe Real, até 2012. Seguiu-se Luanda, Angola, mais formações e certificados, mas a vontade de ter o seu próprio restaurante e carta levou-o até Cascais.

Desde agosto que gere o Sushi Del Mar com mais dois sócios, um dos quais seu antigo cliente no Origami Sushi Bar. O restaurante fica no primeiro andar do Mercado da Vila, tem esplanada dos dois lados, a decoração é moderna e aconchegante. A loiça é substituída pelos pratos de madeira e até os copos e bules apelam ao espírito oriental.

Na carta, André Oliveira reuniu as suas melhores criações, sempre com a mesma linha de cozinha a pender para o sushi tradicional. A degustação (36 euros por pessoa) ou os combinados sushi e sashimi (16, 24 ou 36 peças) são uma das formas de fazer uma viagem pelo menu, começando pelas gyozas de vegetais regadas a sweet chilly, o ceviche e tataki de atum, passando pelos niguiris, urumakis, gunkans até aos hot rolls, que deixa para o fim.

Outra possibilidade é de pedir à peça. E aí vale a pena explorar o gunkan de salmão com ovo de codorniz que parece explodir na boca, o urumaki de spiced tuna para os apreciadores de picante, o refrescante niguiri de salmão e maracujá e o tamago, uma espécie de omelete japonesa.

Se a vontade for a de levar para casa, também existe serviço de take away com preçário distinto, mas verdade seja dita: André Oliveira faz o cliente ter vontade de aproveitar o restaurante. Aprecia um bom dedo de conversa e é com prazer que troca o balcão para aconselhar ou simplesmente falar sobre sushi. O peixe é do mar, mas a paixão é deste sushiman.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Mercado da Vila. Rua Padre Moisés da Silva 29, Cascais
Telefone
211523245
Horário
Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h30. Sábado e
Custo
(€€) 27 euros


GPS
Latitude : 38.7023474
Longitude : -9.421348399999943


CONTEÚDO PATROCINADO